Com aproximadamente 42 mil quilômetros quadrados, a Manguaba é a principal laguna que compõe o conjunto de estuários que deu origem a denominação do estado das Alagoas. Ela banha os municípios de Marechal Deodoro e Pilar.
Além de um importante ecossistema, a Manguaba ainda se mostra viável economicamente, apesar de muitas vezes os níveis de poluição de suas águas desencadearem em uma grande mortandade de peixes e crustáceos, como vem acontecendo neste mês de maio.
O fato foi comprovado por um laudo da Universidade Federal de Alagoas, que apontou a presença de coliformes fecais acima do que é permitido na lagoa, além da presença de metais pesados como magnésio, ferro, cálcio e alumínio.
Contudo, a Manguaba se mostra imponente e capaz de resistir a ação antrópica, fornecendo abundância de peixes, siris, camarões e outros frutos que levam sustento e geram renda para milhares de famílias.
A arte da pesca é uma das principais atividades desenvolvidas entre os moradores da região, que veem com tristeza a mortandade ocorrida nos últimos dias.
Cientes de que a majestosa laguna precisa de cuidados especiais, como obras de saneamento no seu entorno e uma maior conscientização ambiental por parte da população, que teima em descartar resíduos sólidos em suas margens, os pescadores seguem em sua lida diária pela sobrevivência, agradecendo sempre a esta dádiva da natureza.
Fotos: André Marechal
Vamos agradecer a DEUS, preservar esta maravilha que é a natureza nos deu, que é essa lagoa maravilhosa