No total, foram realizados 75 atendimentos médicos durante os quatros dias de shows no Cais da Lancha.
Texto: Antônio Carlos Souto
Durante a festividade de Carnaval 2019, a Prefeitura de Marechal Deodoro registrou mais de 1,1 mil atendimentos médicos nas unidades de Urgência e Emergência em todo o município. O município ainda implantou mais um ponto de atendimento próximo aos shows, com o intuito de diminuir as demandas do Centro de Urgência e Emergência 24h, localizado no Centro Histórico, e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Irmã Dulce, no Francês.
No total, foram registrados 479 atendimentos no Centro de Urgência e Emergência 24h, que fica localizada no Centro Histórico, sendo da sexta-feira (02) à terça-feira (05). Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Irmã Dulce, no Francês, foram atendidos 618 pacientes, também da sexta-feira (02) à terça-feira (05). No Ponto da Saúde, implantado próximo aos shows artísticos, Cais da Lancha, foram contabilizados 75 atendimentos.
A sala de atendimento do Ponto da Saúde, que ficou implantada na sede da Secretaria de Cultura, na rua Marechal Deodoro, contou, todas as noites, com um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. A sala foi equipada com medicações, soro, maca, mobiliário para observação, instrumentos de saúde, como estetoscópio, aferidor de pressão, entre outros. Em nenhum dos casos de atendimentos do local foi necessária a transferência para o Centro de Urgência e Emergência 24h, ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Irmã Dulce, otimizando e desafogando os atendimentos nessas unidades.
De acordo com a secretária de Saúde de Marechal Deodoro, Tânia Queiroz, o município estava preparado para atender todas as demandas da saúde e a iniciativa de implantar mais um posto mostra a premissa de oferecer um melhor serviço à população.
“Carnaval é uma época de muita alegria, é normal as pessoas exagerarem ou até mesmo sofrer algum tipo de acidente. Tudo isso faz com que a demanda das unidades de emergência aumente. Pensando nisso, para desafogar mais essas unidades, montamos esse ponto de saúde que atendeu todas as ocorrências durante as noites de shows. Fizemos tudo isso com o objetivo de oferecer um atendimento mais humanizado, mais digno, sem filas de espera”, afirmou.
Além disso, todos os dias, das 18 às 23h, técnicos da Saúde fizeram campanha nas ruas do Centro Histórico sobre o combate a doenças sexualmente transmissíveis (DST) , distribuindo camisinhas, lubrificantes e cartilhas.
0 Comentários