O veículo do site Marechal Notícias que seguia para um loteamento localizado por trás do Forró do Rafael, no Porto Grande, atolou em uma enorme poça de lama que se forma em vários pontos da estrada que corta o loteamento.
Nossa equipe iria visitar uma família que há pouco tempo precisou de nossa ajuda junto a órgãos como as Secretarias de Saúde, Ação Social e outros colaboradores para tentarem conseguir uma cama de hospital e outros objetos que serviriam para minimizar o sofrimento de dois irmãos deficientes. (Clique aqui e relembre esta notícia).
Iríamos acompanhar de perto para saber se alguém, ou algum dos órgãos citados se interessaram em resolver o problema social enfrentado por esta família.
Só que nossa equipe não conseguiu completar o itinerário. O veículo do MN ficou atolado no lamaçal que ‘recapeia’ a rua. Se é que podemos chamar aquilo de rua.
Em conversa com os moradores, eles reclamam do proprietário do loteamento, um empresário da região e que ao invés de aterrar os buracos com um outro tipo de material permeável, como é o caso de areia ou metralha, fez o serviço com terra preta. O resultado desta mistura com a água da chuva todos nós já sabemos, lama pura.
SEINFRA
Também nos pediram para solicitarmos um apoio a SEINFRA. Mas solicitar apoio do secretário Edivar, da Secretaria de Infraestrutura parece que não surte efeito nenhum. Já pedimos em nome da população que fossem feitos reparos na iluminação pública em diversas localidades como foi ocaso da ‘Vargem da Vila’ e nada de concreto foi feito. (Clique aqui e reveja),
Um buraco enorme toma conta de toda extensão da rua do Campo, em Taperaguá. Também já mostramos este caso há mais ou menos um mês atrás e até a presente data nada foi resolvido. A população relatou ao MN que um vereador da comunidade esteve pessoalmente no local, porém , também não teve, ao que parece, interesse em ajudar a população neste sentido.
Também neste caso foi pedido uma ajuda a pasta da qual o senhor Edivar é ‘Titular’, mas também não ouve êxito. (Clique aqui e reveja mais uma vez esta notícia).
Loteamentos clandestinos
Mais a culpa não é só da SEINFRA. Inúmeros loteamentos irregulares surgem a cada semana na cidade de Marechal Deodoro. Só que com eles vem também as falhas nos serviços de drenagem, iluminação pública e serviços de distribuição de água, dentre outros considerados básicos e que seriam de responsabilidade de quem abre o loteamento.
Neste caso o cidadão acaba comprando gato por lebre, no sentido figurativo da coisa.
O certo é que quem paga o ‘pato’ é o cidadão que mora na periferia, cada vez mais abandonada de investimentos e que neste período de chuvas se ver a mercê da própria sorte. Infelizmente.
Visita a SEINFRA
No final da manhã de hoje vamos tentar conversar com o titular da pasta. Buscar saber o que está sendo feito para sanar os problemas estruturais da cidade. Saber também se existe um cronograma para que tanto os serviços de manutenção na iluminação pública, quanto os de aterro das ruas consideradas mais críticas, bem como terraplanagem, sejam executados para minimizar as dificuldades enfrentas por parte da população que reside em zonas periféricas, afastadas do chamado “Centro Histórico Deodorense”.
Tentativa frustrada
Até tentamos falar com o secretário. Pedimos a um funcionário que avisasse que o redator do MN queria falar com o mesmo para saber as soluções para estes problemas citados na matéria, mais talvez por falha de comunicação, o secretário passou direto pelo redator do site, entrou no seu veículo e saiu.
Notícia atualizada as 13:17 horas.
Fotos: Lalinho Barros
0 Comentários