O Pastoril integra o ciclo das festas natalinas do Nordeste, particularmente, em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. É um dos quatro principais espetáculos populares nordestinos, sendo os outros o Bumba-meu-boi, o Mamulengo e o Fandango.
De tais espetáculos, participa o povo ativamente, com suas estimulantes interferências não se comportando apenas como passivo espectador, a exemplo do que acontece com os espetáculos eruditos. Muitas destas interferências, servindo de deixa para inteligentes e engraçadas improvisações, imprimindo ao espetáculo formas diferentes e inesperadas de movimento e animação.
Esse folguedo já foi muito comum na cidade de Marechal Deodoro e hoje anda meio esquecido, perdendo adeptos ao longo dos anos, principalmente com o advento da tecnologia, que acabou por “enterrar” algumas tradições folclóricas como é caso da quadrilha matuta e do coco-de-rodas.
Mais um grupo de pessoas mantém viva a tradição do Pastoril no Barro Vermelho e na noite deste domingo (30), realizou mais uma apresentação no coreto localizado próximo a descida do “trepa-gato”.
O grupo já existe a cerca de 8 anos e foi idealizado pelas irmãs Edlúcia e Elúzia Maria que lutam para manter viva a cultura popular, apesar da falta de incentivo por parte dos órgãos públicos, como é bastante comum no município.
A população prestigiou as pastoras, mestra e contra-mestra, as borboletas, a Diana e o pastor, algumas das figuras encenadas no ato do Pastoril Santa Maria Madalena, que recebeu esse nome em homenagem a antiga vila que posteriormente receberia a denominação de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro.
Parabenizamos a todos que mantém viva a nossa memória cultural, esperando que em 2013 consigamos apoio para dar prosseguimento a ações positivas como esta.
Clique aqui e veja todas as fotos.
nossa,estar tudo muito lindo parabens,da sua filha cinthia com muito amor e carinho.bjus