Para homenagear os 143 anos de fundação da cidade do Pilar, comemorado esta semana, um grupo de deodorenses fizeram nesta segunda-feira (16), 0 antigo trajeto que muito antes do surgimento das rodovias AL-215 e BR-101, era o principal meio de ligação entre a antiga capital dos alagoanos e o município, reconhecido nacionalmente também pela sua história. Foi no Pilar que aconteceu o último enforcamento na época do Brasil Império.
O passeio serviu também para apreciar as belezas naturais oferecidas pela exuberante Lagoa Manguaba e seus canais. Imagens do cotidiano do pescador em seu ambiente de trabalho também foram registradas através das lentes do MN.
Pilar também é conhecida como “terra do bagre’, sendo este peixe o destaque de um festival reconhecido em todo estado de Alagoas. A padroeira, Nossa Senhora do Pilar, com suas festividades que acontecem no início do ano, também atrai visitantes para a secular igreja matriz em homenagem a santa.
O município é reconhecido ainda por ter os principais campos de exploração de gás natural e petróleo na região, sendo a base das receitas arrecadas nos chamados ‘royalties destes produtos.
Também foi possível observar a degradação ambiental, causada principalmente pela expansão imobiliária que toma conta da região. tanto em Marechal Deodoro quanto no Pilar. A monocultura da cana-de-açúcar também contribuiu bastante para esta degradação.
Mais no geral, o passeio lagunar mostrou que apesar a ação humana sobre o meio ambiente, o lugar é inspirador pelos seus encantos naturais.
esta imagem onde aparece uma capela, o acesso a esta propriedade é muito dificil , nem MARECHAL NEM PILAR SE ENCOMODA COM ESTA ESTRADA , VINDO VIA MARGEM DA LAGOA MANGUABA. POR FAVOR NAÕ É PREFEITI DE MARECHAL OU DE PILAR, POIS TEMOS MUITOS VOTOS