Um usuário do sistema de transporte público intermunicipal, das chamadas “vans” ou complementar, procurou a redação do site Marechal Notícias para fazer uma denúncia grave de um fato ocorrido no início da noite desta segunda-feira, dia 23.
De acordo com os relatos do cidadão, morador da Rua da Fortaleza e que viajava em um micro-ônibus que faz a linha Marechal/Maceió, ao descer no Barro Vermelho, o motorista, supostamente chateado porque segundo ele teria que deixar um outro passageiro na “Baixa da Sapa”, deu uma ré brusca ainda com a porta do veículo aberta, atingindo o cidadão que acabara de descer. Caso o fato seja realmente confirmado, caracteriza-se por direção perigosa, infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
O próprio veículo do MN por pouco não foi atingido na AL-215 por conta justamente da imprudência de um outro motorista complementar da referida associação. (Relembre o caso)
Reunião com a SMTT
No último dia 13 de março, estiveram reunidos na sede da SMTT, representantes dos taxistas, dos mototaxistas e dos complementares. Em pauta estava também a responsabilidade na contratação de motoristas por parte das associações. (Clique aqui e reveja)
No caso dos complementares, esteve presente na reunião Cícero Fagundes, que ratificou o compromisso em colocar motoristas preparados, tanto tecnicamente quanto psicologicamente para guiar os veículos dos seus associados.
Cicero Fagundes garantiu ainda na oportunidade, punição a quem desrespeita as normas de conduta na profissão.
O denunciante de hoje afirmou não conhecer o nome do motorista, mais se comprometeu em identificar o mesmo, para evitar que o fato se repita. Ele reclamou ainda da ignorância do condutor do micro-ônibus.
Espaço aberto
Prezando pelo esclarecimento dos fatos, o MN está tentando contato com representantes dos complementares para falar sobre este caso.
Deixamos aberto espaço para que a associação se pronuncie e explique a se essa situação é corriqueira ou um fato isolado, além das medidas que serão tomadas.
Atualizada às 21:32 horas
Minha opinião também è sobre os dois transportes, minha pergunta também è o que a real alagoas ta fazendo ainda em marechal Deodoro? porque pra mim não faz diferença eu mesma fico horas esperando no ponto para ir pra maceió minha unica opção è pegar o micro-ônibus apesar de não gostar porque corremos risco de ser assaltado disseram que a real alagoas iria sair para entrar a veleiro era melhor mesmo porque já basta os micro-ônibus estarem lotados a real alagoas não ter um coprador uma demora que só deus sabe? só quero saber ate onde isso tudo vai parar que resolva isso de uma vez por todas.
esse pessoal do transporte alternativo pensam que ta fazendo favor ao povo de marechal, não sabem eles que eles dependem do povo o carro deles é público e não particular se não quer servir ao povo saiam, pra não arranjar problema com alguém, blz
Moradores do Bairro Vermelho reclamam que as chamadas vans quando vem de Maceió sempre vai a baixa da sapa, depois sobem pela matriz e fazem o retorno na praça da Igreja da Boa Viagem, e os passageiros que moram próximo a praça do Cicero Victor e Escola Joviniano Rodas, dessem a pé, pergunta: esta situação está certa? quando as pessoas reclamam causa alguns problemas com os motoristas e também com os cobradores,
Ir de bicicleta a Maceió está mais seguro e agradavel do que ir de transporte complementar!
É Muito Simples.de se resolver. v.c.s. Fazes. Um Baixo- Assinado.Envia Para A Real Alagoas.Pedindo Mais Onibus Que A Linha É Dela Mesmo E Pronto Deixa As Vans.E Micro Onibus Andar Vazio.E Outa Coisa.O Micro Onibus ia Na Minha Frente Parou Com A Metade Do Micro Na Pista Sem Sinalizar Mais Foi Um Fino Que Até Eu Mim Assustei Ele Teve Tanto Medo Que Não Chegou Nem Perto Do Rodotrem Mais. Oxe Qui Coisa?
Concordo com essa usuária os cobradores são mesmo EXTREMAMENTE MAL EDUCADOS,principalmente quando nós que somos usuária desse transporte de mal qualidade estamos com sacolas, eles reclamam porque vai atrapalhar a entrada de mais usuários.Porque fazem super lotação e a ARSAL, só fiscaliza uma vez perdida deveria haver fiscalizações constantemente e mais quando tem essas fiscalizações, uns avisam os outros. Fica aqui minha indignação.
Bem, a falta de educação existem em ambas as partes, onde alguns passageiros contestam de forma ofensiva e desnecessária gerando um conflito com os motoristas que não sabem lidar com certos casos, uma vez que,trabalhar diretamente com pessoa requer respeito, profissionalismo e muita paciência. Entretanto,o ponto em questão é que os passageiros submetem- se em condições desfavoráveis citadas em cada comentário, a pessoa que entra em um coletivo super lotado é a mesma que passa a viagem toda reclamando e apontando erros sem perceber que ela mesma contribuí e compartilha dos mesmos.A lista de insatisfação é imensa, o trabalho de divulgar noticias como essas são importantes, mais cabe a este meio que serve como apoio para a sociedade procurar quais as medidas a serem tomadas.
É um absurdo, não estão dando conta da quantidade de passageiros , mas aqui vai uma critica além das vans o que faz a REAL ALAGOAS na cidade de marechal?, poxa não tem mais ônibus e as pessoa que usam cartão pra não ter que pagar esse roubo de 3,00 que é a passagem de marechal!
Já peguei van que o motorista ficou competindo com outro e ficavam se esculhambando quando passavam juntos na lombada e competindo esquecendo que tinham passageiros que não tinham nada a ver com a briga deles e denunciei, liguei até para a associação e disse que estava disposta a ir no terminal dizer quem era e disseram simplesmente que era pra ter reconhecido na hora e não podiam fazer nada. Por isso não pego van pra ir a Marechal, que vou todos os dias, só vou se for o jeito, mas não pego mais porque a maioria são incompetentes, imprudentes, um bando de cavalo.
várias denuncias ja fiz a ARSAL e até agora nenhuma providências foram tomadas,com relação esses absurdos narrados nos comentários acima, existe uma verdadeira caixa preta que no dia que for aberta a casa vai cair, o maior problema é juntar provas para comprovar as várias denuncias, recentemente perguntei a um condutor o porque das vans transitarem livremente com excesso de passageiros na fiscalização do trevo do polo tanto vindo como indo para Marechal e nunca serem parados, segundo o condutor bastante chateado existe um acordo entre a ASSOCIAÇÃO, COMPANHIA DE TRÂNSITO DO POLO E A ARSAL, onde os cooperados são obrigados a participar uma CAIXINHA semanal para a distribuição da referida quantia em DINHEIRO aos referidos AGENTES PÚBLICOS, para fazerem vistas grossas com relação a todo tipo de irregularidades de trânsito por eles cometidas.
PARABÉNS PESSOAL! VCS ESTÃO CERTOS. POR ESTA CAUSA É Q DEIXEI HÁ MUITO TEMPO DE ANDAR NESSES COMPLEMENTARES IRRESPONSÁVEIS! EU ANDO MESMO É DE REAL ALAGOAS.
Interessante é que além das vans andar super lotadas, o desrespeito é grande com os usuários por parte dos motoristas e cobradores, além deles acharem que somos obrigados a responder se vai ou não pegar a van, realmente não tem fiscalização nenhuma, e eles fazem o que querem, uma verdadeira palhaçada, por isso que mesmo demorando espero o ônibus, pelo menos a diferencia em termo educação varia de 70 a 90%, bando de mau educados e sem cultura esses dessas vans!.
A falta de responsabilidade desses motoristas é imensa, a maioria dirige falando ao celular e em alta velocidade, gravei alguns pelo celular dirigindo e ao telefone e vou enviar para arsal para ver o que ela vai fazer, do contrário levo a imprensa.
É NÃO PARA POR AI SEMPRE ME DEPARO COM PASSAGEIROS QUE PEDEM PARA QUE AS VANS PAREM E QUANDO VEEM QUE ESTÃO LOTADAS QUE NA REALIDADE É UM ABSURDO E ERRADO, NÃO SOBEM E OS MOTORISTAS E PRINCIPALMENTE OS COBRADORES FICAM XINGANDO A TODOS OS PASSAGEIROS POR NÃO SUBIREM NA VAN POR ESTAR CHEIA DEMAIS, EU FICO OBSERVANDO O ABSURDO E A ANARQUIA POR PARTE DELES QUE FICAM FALANDO QUER IR SENTADO COMPRE UM CARRO OU VÁ DE AVIÃO, SEM SABER ELES QUE QUEM PAGA O SALÁRIO DELES SOMOS NÓS OS USUÁRIOS, MUITO CUIDADO SE NÃO SABER TRATAR DIREITO AOS QUE USAM DEIXEM DE CONDUZIR AS VANS, E ARRANJEM OUTRA OPÇÃO DE TRABALHO E VÃO LAVAR CASCO DE CAVALO, POIS O TRATAMENTO DE VOCÊS É UM VERDADEIRO ABSURDO E UMA FALTA DE RESPEITO SE EU NÃO QUERO IR EM UMA VAN QUE ESTEJA CHEIA É PORQUE ESTOU PAGANDO E TENHO O DIREITO DE IR SENTADO. FICA AI A DICA PARA O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO TOMAR AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA TAIS ACONTECIMENTOS QUE JÁ ESTÁ PASSANDO DOS LIMITES SEM TIRAR QUE A GANÂNCIA É DEMAIS PARA CHEGAR LOGO NO DESTINO PARA PODER PEGAR LUGAR 1º NO PONTO.
todos os deodorenses sabemos que existem motoristas aqui nesta linha que não serve pra conduzir nem carro de mão, pois os mesmos não tem respeito algum com os passageiros, vivem lotando o transporte nos deixando sem conforto e segurança,uma verdadeira falta de responsabilidade. Agora o mais errado de tudo é a Associação que não analisa os motorista que levam o nome da linha, não existe nenhum tipo de seleção ou treinamento para contratar motorista e cobradores, isso é um verdadeiro descaso com os passageiros. ATENÇÃO ARSAL, VAMOS FISCALIZAR
Hj mesmo fui vitima de uma imprudência, c destino a Maceió c o micro ônibus de placa 1122 pra lá de lotado (e o culpado somos nós mesmos), o motorista nas proximidades do laguna fazendo zig zag com outro carro, pq o complementar minutos antes trancou o automóvel, este ao ultrapassar o micro ficou na frente trancando tbm e o motorista fazendo zig zag com o ônibus lotado, colocando em risco a vida de todos nós passageiros.
Concordo plenamente com a indignação de todos aqui, um outro ponto que quero também atentar é quanto a preparação dos “cobradores” eles são: EXTREMAMENTE MAL EDUCADOS. O passageiro não pode ter notas de valor alto que eles reclamam, não podemos nem optar em ir sentado que eles xingam. Sugiro aos responsáveis que urgentemente incluam esses cobradores em umas aulas de atendimento ao cliente, pois estamos pagando e queremos bom atendimento.