Mais uma ossada humana foi encontrada após escavações na obra de requalificação do Largo da Matriz, em Marechal Deodoro. Desde o início das obras, em julho do ano passado, 44 ossadas e objetos foram encontrados na região.
O fóssil encontrado será encaminhado para avaliação técnica, informou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A ossada foi encontrada em escavações realizadas para o saneamento e pavimentação da região, no último final de semana, em frente a Igreja Católica de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no bairro Matriz. Do dia 20 de outubro até o momento, mais quatro ossadas foram encontradas pela equipe de escavação, próximas a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. De acordo com Gardênia Nascimento, fiscal da obra e arquiteta do Iphan, os arredores das igrejas se tratam de locais que, no século 19, eram comuns o sepultamento de pessoas falecidas.
“Na época não haviam cemitérios. Então, os nobres eram enterrados dentro da Igreja, enquanto as outras pessoas eram sepultadas ao redor da Igreja”, revelou.
Mais de 40 ossadas já foram encontradas no sítio arqueológico
FOTO: CORTESIA/BÁRBARA ACIOLY
Nas ruas vizinhas aos templos, onde também aconteceu trabalho de escavação, Gardênia apontou que não foram encontrados tantos fósseis quanto aos arredores das igrejas. Devido a isso, o trabalho de escavações próximo as igrejas são realizados manualmente e, por isso, são mais lentos do que o trabalho que já foi realizado com escavadeiras, em áreas com menores índices de achados arqueológicos, para que os esqueletos encontrados sejam preservados.
Por enquanto, parte do novo esqueleto já foi retirado do local e, em breve, os arqueólogos farão a retirada do restante da ossada. Após definição do destino do esqueleto, ele será avaliado para ser descoberto sexo, causa da morte, nacionalidade e entre outras informações necessárias para identificação do fóssil.
As escavações na região estão sendo realizadas devido a obra de revitalização de partes históricas do bairro para a construção de pavimentação, drenagem e saneamento. Por ser uma localidade de sítio histórico, a presença dos arqueólogos se faz necessária para a documentação dos achados.
Ossadas humana são encontradas em sítio arqueológico de Marechal Deodoro
FOTO: CORTESIA / BÁRBARA ACIOLY
Fóssil?
Está de brincadeira!
Onde ossadas encontradas em terreno de antigo cemitério seria classificado como fóssil?
Por acaso ocorreu substituição de tecidos por algum mineral?
Francamente.
Em que Marechal foi encontrado?