Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves
Sorrisos e emoções marcaram a reinauguração da Casa Maternal de Parto Normal Imaculada Conceição, na manhã desta quarta-feira (05). Além do prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, a entrega da nova maternidade contou com a presença do Governador de Alagoas, Renan Filho, e do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. A inauguração fechou a programação de 429 anos de fundação de Marechal Deodoro e 193 anos de nascimento de Deodoro.
A reativação da unidade centenária era um sonho da população deodorense, que estava fechada há seis anos, desde agosto de 2014. A obra foi realizada com um investimento de R$ 970 mil do Governo do Estado e conta de três quartos PPP: pré-parto, parto e pós-parto.
O governador de Alagoas, Renan Filho, falou da gratificação de inaugurar um equipamento público tão importante para o município, além de renovar seu compromisso com os deodorenses.
“Um filme passa na minha cabeça. Hoje, nós estamos aqui para entregar esse equipamento em saúde pública. Vir a Marechal Deodoro, no dia do aniversário da cidade, mesmo com toda a situação em que o mundo está passando, é muito gratificante: tirar do papel um projeto e realizar sonhos históricos. O Governo do Estado e a Secretaria [de Estado] de Saúde continuará apoiando Marechal Deodoro”, afirmou.
Emocionado, o prefeito de Marechal Deodoro, falou dos desafios encontrados para reativar a unidade e agradeceu a parceria do Governo do Estado junto a Prefeitura de Marechal Deodoro.
“Neste dia especial, não tem como o coração não disparar, as mãos tremerem e os olhos encherem de lágrimas. Queria agradecer ao governador e ao secretário Alexandre pela parceria. Essa maternidade significa o resgate da dignidade e autoestima, é a realização de um sonho do povo deodorense, o maior desafio que a Prefeitura de Marechal Deodoro encontrou nesta gestão”, disse.
A nova Maternidade Imaculada Conceição dispõe de coordenador com especialização em obstetrícia; médicos obstetras; enfermeiros obstetras; enfermeiro tutor do método canguru; técnicos de enfermagem na assistência ao pré-parto, parto, pós-parto e recém-nascido; técnicos para esterilização; auxiliares de farmácia; recepcionistas, serviços diversos e vigilância.
Ainda na inauguração, foram entregues duas ambulâncias para auxiliar nos atendimentos da Casa Maternal de Parto Normal Imaculada Conceição.
Quando chega próximo da eleição esses políticos fazem de tudo. Porque esse prefeito não inaugurou essa maternidade antes? Já vimos esse filme antes, mas o povo tem memória curta. Vamos ver a situação desse hospital daqui a um ano. Enquanto isso o açougue do 24 horas está esquecido.