Uma audiência pública na próxima segunda-feira (28) vai discutir a atual situação do transporte público em Marechal Deodoro. O tema é alvo de uma investigação do Ministério Público Estadual.
A audiência vai acontecer na Promotoria de Justiça do município e vai reunir também representantes da Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal), da empresa Real Alagoas, que atualmente gerencia a linha de transporte que atende o município, representantes do transporte complementar, além da população local.
A carência no transporte público no município gerou aumento da evasão escolar, segundo identificou o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), de Marechal Deodoro. A direção do Ifal denunciou a situação ao procurador-chefe do MPE, Sérgio Jucá, no início de março.
Um dos principais problemas identificados foi o aumento da tarifa de vans e ônibus que atendem Marechal Deodoro. Em três meses, o valor subiu de R$ 3 para R$ 4. Estudantes chegaram a comunicar o desligamento do Instituto por conta do aumento.
Por isso, a instituição de ensino entregou MPE/AL um relatório com os principais problemas enfrentados diariamente por estudantes e trabalhadores que dependem do sistema de transporte intermunicipal entre Maceió e Marechal Deodoro. Também foram entregues abaixo-assinados de alunos e servidores que pedem a redução da tarifa e melhorias urgentes no sistema.
No relatório, além dos aumentos sucessivos da tarifa, também constam queixas sobre a redução da frota de ônibus, a falta de transparência e fiscalização sobre horários de saída e chegada de ônibus e vans complementares nos terminais das duas cidades, a superlotação dos veículos, entre outros problemas.
Cada Minuto
Gente! alguém tem resolver isso ñ pode continuar assim!tem pouco ônibus ñ tem hora certa,onde estar o direito do cidadão,estudante deveria paga meia passagem, gente é lei.a passagem ta cara,eu morro na massagueira e quando eu pego o ônibus de marechal eu pago QUATRO REAIS, massagueira é perto de maceió deveria paga menos.PREFEITO, PROMOTORIA DA JUSTIÇA SEJA QUEM FOR resolva esse problema e dê melhoria pra população
Parabens por essa iniciativa esperamos que o MP-AL agora der jeito nesses uzurentos$$$$$$$$$ e voltar o valor da passsgem pra o que era 3,50 e coloque a quantidade de onibus da real no que deve ser 6 onibus no minimo
Agora quero saber porque pegam no pé da real Alagoas e esyqecem de cobrar do transporte complementar e a irresponsabilidade da arsal , pq não falam deles?
Reportagem incompleta. Não informa o horário e nem todos sabem onde funciona a Promotoria de Justiça do município.
A passagem aumento devido a ganância de muitos aí…. Eu acho que pra aumentar a passagem precisaria de uma votação na câmara para aprovação ou não… Mas como muitos dizem : Marechal Deodoro é uma cidade sem Lei, tudo acontece e nada melhora.. Essa passagem ainda vai pra 5 reais e ninguém vai fazer nada.