As melhores festas de toda a região dos canais, que compreende Massagueira, Cumbre, Barra Nova, Morros, Bica da Pedra e Santa Rita, nos anos 80 e 90, no município alagoano de Marechal Deodoro, eram realizadas neste último povoado.
Tanto nas chamadas discoteques, improvisadas em um antigo estabelecimento de palha de coqueiro, cujo tipo de construção era bastante comum a utilização desta árvore, na época que um dos meios de transportes para a região ainda era a lancha, quanto no próprio Centro Comunitário que fica localizado em frente a igreja em homenagem a santa, recebiam diversas atrações folclóricas e sócio-culturais.
Vinham pessoas de toda a região, principalmente no mês de maio, quando se comemora a festa da padroeira local, Santa Rita. Isto dava destaque ao povoado tranquilo, mas que em época de festa lotava de visitantes.
Pois bem. Esta semana recebemos convites de internautas da comunidade para visitarmos o local, que hoje em dia encontra-se com pouca ou nenhuma utilização.
Segundo as informações a estrutura do local necessita de uma revisão geral, já que existem rachaduras nas paredes, infiltração, banheiros danificados, dentre outros problemas.
É lamentável sabermos que o este centro social encontra-se desta forma mais clamamos em nome do povo simples da Ilha de Santa Rita, para que o vereador Del Cavalcante, morador da localidade, para que promova melhorias no espaço físico e busque movimentar o mesmo, resgatando as tradições esquecidas e promovendo o bem-estar social.
Feito isso, esperamos retornar e poder mostrar a população deodorense que os anseios da comunidade foram atendidos.
Fotos: André do MN
0 Comentários