Da Redação
Depois de uma semana em que a cidade de Marechal Deodoro, terceira mais antiga do estado de Alagoas e povoada inicialmente no final do século XVI, foi destaque a nível nacional devido a pichação de alguns de seus prédios centenários, o site MN fez um tour pela região central do município, para mostrar a importância histórico-cultural da antiga Vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul.
Foram feitas imagens desde o Barro Vermelho, mais precisamente a partir da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, até antigo convento Franciscano, passando também pelo Largo da Matriz. As cenas pichadas pelos vândalos foram deixadas um pouco de lado, para dar destaque ao que temos de melhor.
Essa ideia serve para mostrar aos visitantes e também aos deodorenses, já que o suposto pichador seria um jovem cidadão do município, que preservar o patrimônio histórico é guardar um pouco da nossa memória; do nosso passado. As gerações futuras também tem o direito de conhecer nossa história.
Na nossa visão, as intolerâncias religiosas, políticas ou de qualquer outro cunho sociológico não podem ultrapassar os limites, a tal ponto que a depredação do patrimônio público transcenda o tolerável. Esses prédios históricos, tombados pelo IPHAN, passaram desde então a ser não somente do povo deodorense, mais de todos os brasileiros.
A atual igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, já foi palco de grandes acontecimentos políticos. Foi lá que tomou posse o primeiro governador da então província das Alagoas, Sebastião Francisco de Melo e Póvoas.
A própria cidade de Marechal Deodoro, também chamada antigamente de Alagoas, já foi a capital da província. Só até aqui já temos dois grandes exemplos da importância histórica do nosso município.
O palácio provincial, atual sede da prefeitura já abrigou a comitiva do imperador Dom Pedro II, quando de sua passagem por aqui.
O nosso patrimônio natural, como é o caso da lagoa Manguaba, já foi o principal meio de chegar a capital Maceió. Quando ainda não tinham sido implantadas as rodovias hoje existentes.
Talvez o pouco destaque dado a História de Alagoas nas instituições de ensino atualmente, seja um dos motivos que levam os jovens a cometerem esses atos de vandalismo. O cidadão que não conhece o passado histórico-cultural ou a formação política da sociedade na qual está inserido, fatalmente irá valorizar suas raízes.
A equipe do site Marechal Notícias busca sempre mostrar o que a antiga capital dos alagoanos tem de bom e melhor. Valorizar nossa terra, sem esquecer também dos seus problemas, é o mínimo que podemos fazer para divulgar para o Brasil e o mundo que temos orgulho de ter nascido neste lugar.
Por isso, vamos preservar nossa identidade cultural, nossos valores morais e mostrar que somos um povo civilizado.
Fotos: André Marechal
0 Comentários