Depois de dois anos de espera, a Prefeitura de Marechal Deodoro foi informada pelo Ministério de Desenvolvimento Social da liberação de R$ 2.007.122,44 para a prevenção de enchentes da cidade.
O despacho do ministro Gustavo Rigodanzo Canuto foi publicado na edição da última segunda-feira do Diário Oficial da União.
A solicitação do recurso foi feita em 2017, quando as fortes chuvas que caíram no mês de maio provocaram alagamentos e deixaram dezenas de pessoas desalojadas na área urbana da cidade.
A época, o município conseguiu ser reconhecido como estando em situação de emergência, que foi reconhecida, mas teve o dinheiro liberado somente agora.
Conforme informações obtidas com a assessoria do município, o dinheiro será utilizado para a contenção de uma barreira localizada na região central da cidade.
Entretanto, mesmo tendo início ainda este ano, seus efeitos só devem ser sentidos a partir do próximo ano. Isso porque, depois de atendidas as exigências burocráticas, entre elas a licitação para a empresa que vai executar a obra, não haverá tempo hábil para sua conclusão até o inverno, que tem início no mês de junho.
Quando foi afetada pela elevação do Rio Sumaúma e da Lagoa Manguaba, a cidade teve dezenas de ruas inundadas, e os moradores foram obrigados a deixar sua casas, depois de perderam quase tudo. Casas e prédios públicos, como escolas, foram atingidos pela fúria da água.
Reveja no vídeo:
0 Comentários