Cerca de meia tonelada de drogas foi incinerada na manhã desta quinta-feira (7), na fornalha da usina Sumaúma, localizada no município de Marechal Deodoro. As drogas foram apreendidas durante operações da Polícia Civil de Alagoas, através da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN), nos últimos três anos.
No total, foram 339 kg de maconha, 48 kg de crack, 5 kg de cocaína, entre outras substâncias entorpecentes. O material estava sendo estocado na própria delegacia, que fica localizada no Farol.
De acordo com o delegado Jobson Cabral, titular da DRN, a ação é importante para dar satisfação à sociedade sobre as apreensões. “Com essa incineração, mostramos à sociedade o destino final das apreensões que fazemos”, afirmou.
O delegado informou que 70% da droga incinerada foi apreendida em Maceió e o restante no interior. Dentro os bairros com mais casos de apreensão o delegado destacou o Jacintinho, Clima Bom, Eustaquio Gomes e Vergel. “Vou me reunir com a direção da Polícia Civil para traçarmos ações de combate ao tráfico de drogas do Estado”, expôs.
A temperatura da fornalha onde a droga foi incinerada chega a mil graus. O gerente administrativo da usina, Ebel Toledo, destacou que o procedimento não é prejudicial à atmosfera. “Devido à alta temperatura, o ar já sai em forma de vapor, eliminando as substâncias prejudiciais à saúde”, disse.
“A fornalha é utilizada para queima do bagaço da cana e há 10 anos cedemos à Polícia Civil e Polícia Federal para esse procedimento de incineração de drogas”, completou Toledo.
Falta estrutura na delegacia
Durante a incineração da droga, o delegado Jobson Cabral reclamou da falta de estrutura da DRN. Ele disse que não existe serviço de inteligência na delegacia e isso prejudica o trabalho. “Além da falta de equipamentos e material, apenas 17 policiais se revezam em plantões para todo o estado”, reclamou.
O juiz Antônio Emanuel Dória assinou o auto de incineração e também falou sobre a falta de estrutura da delegacia. “As ações de combate ao tráfico são muito importantes e a delegacia deveria ser melhor equipada. Precisamos conscientizar os gestores para dar condições de trabalho aos policiais”, observou.
Do G1 AL
MUITO BEM ESTÃO DE PARABÉNS A POLICIA MILITAR ,,,,,, PELO MENOS CONSEGUIRAM TIRAR ,, ACHO QUE UM GRÃO DE AREIA DE ENTORPECENTES ,,,,,,PQ SÃO MUITOS AINDA ROLANDO POR AI ,,,,,,ESTRAGANDO A VIDA DE JOVENS E DE SUAS FAMÍLIAS ,,,,, MAS DEUS VAI VENCER ,,,,,,AMÉM
Bom trabalho da policia militar e agradecimentos ao apoio da usina sumauma, agora so falta combater mais o trafico de drogas de Marechal Deodoro..