Marechal Deodoro, no Litoral Sul de Alagoas, é a sede do Governo do Estado neste dia 15 de novembro. Este ano é celebrado os 130 anos da Proclamação da República no Brasil. A cidade é berço do proclamador Marechal Deodoro da Fonseca e volta a ser capital por um dia
O município de Marechal Deodoro foi tombado, em 2006, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (Iphan). Não há nenhum edifício na cidade, apenas casas. Todos os serviços públicos funcionam em casarios tombados. Uma delas é a casa onde nasceu Marechal Deodoro, em 5 de Agosto de 1827, onde ele viveu até os 16 anos. No local, funciona atualmente um museu.
A professora Kissia Carlos, de 28 anos, conta que é de Maceió, mas sempre que tem momentos que valorizam a história, ela faz questão de participar. “Depois do momento atípico que passamos, é de fundamental importância valorizar as nossas raízes, a nossa cultura. É um momento muito histórico e sempre que posso venho com minha família”.
A programação teve início às 9 horas, com a chegada das autoridades ao Palácio Provincial, em seguida teve homenagem a Deodoro com coroa de flores no busto do proclamador, hasteamento dos Pavilhões com Hino Nacional ao som das filarmônicas da cidade, assinatura do Convênio de Municipalização da via AL- 215, cortejo até o Museu Casa de Marechal Deodoro, solenidade no Museu Casa de Marechal Deodoro, assinatura da Ordem de Serviço | Revitalização do Jardim do Carmo, lançamento da Pedra Fundamental da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tipo II, Ordem de Serviço Revitalização e Melhorias Habitacionais no Povoado Pedras.
0 Comentários