Ao comparar o número de mortes e o de casos confirmados, Marechal Deodoro se consagrou como o município com uma das menores taxas de letalidade pelo novo coronavírus (Covid-19), em relação à capital alagoana e as cidades da Região Metropolitana. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (9), pela Prefeitura de Marechal Deodoro.
De acordo com os dados, a cada 100 deodorenses infectados, apenas 1,5 evoluíram para óbito em decorrência do vírus. Até o momento, Marechal Deodoro tem 1.397 pacientes doentes, correspondendo a 2,6% da população total da cidade, e 21 mortes.
Já Maceió registrou 17.460 infectados e 634 óbitos, tendo um total de 3,6 mortes por Covid-19 a cada 100 infectados. A cidade de Rio Largo chega a marca de 5,2 mortes, Satuba atingiu os 4,6 óbitos a cada 100 habitantes. Coqueiro Seco aponta 3,7 mortes por Covid-19, seguida por Pilar com 2,5 mortes e Santa Luzia do Norte, com 2,1 óbitos.
Tendo isso em vista, a Prefeitura de Marechal Deodoro montou um pacote de ações em combate a pandemia do novo coronavírus. Além da construção do Hospital de Campanha, a cidade recebeu a montagem de Centros de Triagens (Massagueira e Centro Histórico), limpeza de praças e ruas, barreiras sanitárias, investimentos na UPA Irmã Dulce, entre outros. Com isso, o município tem combatido a doença, evitado mortes e alcançado a menor marca de mortes por número de infectados da região metropolitana de Maceió.
As estimativas e cálculos citados na matéria foram baseados nos dados divulgados pela Secretaria Estados de Saúde e pelo Índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
* Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Deodoro.
Hospital de campanha e centro de tiragem que não funcionam! Quando eu meu pai (idoso de 70 anos, com comorbidades) e minha sogra precisamos, mesmo com o encaminhamento do posto de saúde do Francês (atendimento excelente) não fomos atendidos. Os supostos exames que tanto divulgam serem feitos pela prefeitura, mesmo batendo na porta da secretaria Municipal de Saúde não nos fora ofertado, tivemos de fazer particular e meu pai com 70 anos, devido às negativas teve de ficar internado por 5 dias na Santa Casa, devido às negativas do município.