Por Ascom/PMMD
Conhecido pelas rendeiras e pescadores, pelas praias e lagoas, o município de Marechal Deodoro também é o chão da memória do Brasil.
Na semana Nacional dos Museus, de 18 a 21 de maio, a população pode conhecer as histórias nos museus da Casa de Marechal Deodoro e de Arte Sacra de Alagoas Dom Ronulfo.
O roteiro para visitação pode iniciar pela casa de Marechal Deodoro, localizado no centro histórico. O local guarda lembranças da vida e costumes do proclamador da República do Brasil.
“Estamos na semana nacional dos museus comemorado no dia 18 de maio. É uma ótima oportunidade para as famílias deodorenses ir ao museu e conhecer mais sobre a história. O interessante museu onde morou o republicano, até os 16 anos, é um casarão que faz parte do sítio arquitetônico do Patrimônio Histórico Nacional”, destacou a secretária municipal de Turismo, Mayane Souza.
A casa do século XVII carrega arquitetura colonial com beiral de telhas com biqueiras, quatro janelas e uma porta central. Dentro do museu, o acervo histórico expõe móveis, esculturas e quadros da família de Manoel Mendes Fonseca e D. Rosa da Fonseca, pais do Marechal Manoel Deodoro da Fonseca.
Outra opção de programação cultural da semana é o museu de Arte Sacra de Alagoas Dom Ranulfo. O antigo convento franciscano é um museu a céu aberto. O conjunto formado pela arquitetura barroca, pinturas e esculturas revelam histórias ao longo dos últimos três séculos.
Ainda de acordo com Mayanne Souza é o momento para despertar o turismo cultural.
“O turista quando visitar a praia do Francês, por exemplo, pode estender o passeio e conhecer a cultura de Marechal Deodoro. Contamos com receptivos que irão trazer visitantes de fora do país, de outros Estados e de cidades vizinhas para o passeio. Assim, estaremos movimentando a cidade, gerando renda e emprego para o município”, concluiu a secretária.
Circuito a Pé – Rota Cultural
A secretaria Municipal de Turismo de Marechal Deodoro promove o projeto ‘Circuito a Pé’ aos visitantes do centro histórico de Marechal. Durante a caminhada da rota cultural, os turistas são acompanhados de um guia de turismo. Interessados devem agendar a atividade.
O circuito inicia no Palácio Provincial, segue pelo Museu Casa de Marechal Deodoro, Igreja de Santa Maria Madalena e ordem terceira de São Francisco e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Negros.
Outros pontos históricos também são visitados, como a antiga Cadeia e os casarios coloniais. Para participar do “Circuito a Pé” os interessados devem agendar através do número (82) 3263-1255.
0 Comentários