Só no Centro Histórico a estimativa é que a Lagoa Manguaba tenha subido 2,59 metros
O número de desabrigados e desalojados pelas chuvas em Marechal Deodoro subiu para cinco mil, segundo levantamento da prefeitura. A cidade é, junto com Pilar, uma das mais atingidas pela cheia das lagoas e rios. Só no Centro Histórico a estimativa é que a Lagoa Manguaba tenha subido 2,59 metros.
Quase todo o município registrou alagamentos. Além do Centro Histórico, também foram afetados os bairros Taperaguá, Barro Vermelho, parte do Centro, toda a orla lagunar e Poeira, local conhecido como Beco da Anastácia. Em alguns pontos, a água chegou a 1,5 metros
Estão inundadas ainda as comunidades de Cabreiras, Beco da Palha, Santa Rita, Massagueira, Riacho Velho e a Vila de Pescadores da Praia do Francês. Somente o Povoado da Barra Nova não registou alagamentos – ele apresentou apenas um aumento do nível da lagoa durante a ressaca no mar, mas já normalizado.
Na manhã deste domingo (28), as famílias beneficiadas pelo Residencial Maria Gislene Mateus receberam as chaves das casas e realizam as mudanças. O conjunto possui 750 casas e já estava pronto para entrega, esperando apenas a resolução de burocracias do Banco do Brasil junto à construtora.
Parte dos desabrigados já deixou os abrigos. Ao todo, a prefeitura disponibilizou nove deles para receber as famílias, entre escolas, ginásios, o Pátio da Feira e creches. A administração municipal vem fornecendo alimentação e assistência médica, além de distribuir colchões, roupas e agasalhos que estão sendo doados pela população.
Ainda devido às chuvas e às condições de algumas escolas, o Conselho Municipal de Educação deliberou, em assembleia realizada na última sexta-feira (26), pela antecipação do recesso escolar. Além disso, as escolas municipais que estão em melhor situação estão sendo disponibilizadas para abrigar as famílias.
Gazetaweb
Marechal Deodoro precisará de uma atenção redobrada, como também os bairros que foram e ainda estão alagados.
Entre estes locais alagadas também ficou e ainda está ilhado a rua: Sacra do françes, mas Conhecido como Loteamento do Valter Cabeção