Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Branquinha, Coité do Noia, Joaquim Gomes, Maragogi, Penedo e São Miguel dos Milagres são os municípios alagoanos que foram contemplados na primeira etapa do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.
O secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, esteve em Brasília onde acompanhou a coletiva do ministro da Saúde, Alexandre Padilha e do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Salles.
O Programa Mais Médico foi lançado no dia 8 de julho e tem o objetivo de acelerar investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e levar mais profissionais médicos para locais onde há carência. O ministro da Saúde ressaltou que este é apenas o primeiro mês do programa e que, a partir de agora, as estratégias para a adesão desses profissionais serão reforçadas junto aos municípios que não tiveram nenhuma inscrição.
Segundo o ministro, apesar de parecer pouco, os quase mil médicos inscritos representam 4 milhões de brasileiros que, a partir do dia 1º de setembro, passarão a ter atendimento médico.
Os profissionais, selecionados pelo Programa Mais Médicos, começam a trabalhar no início de setembro. A partir de 13 de agosto, a Coordenação do Programa informará aos municípios os dados dos médicos para o planejamento da recepção, moradia, alimentação e deslocamento interno desses profissionais.
As prefeituras têm até 25 de agosto para indicar ao Ministério da Saúde como será feito o deslocamento do profissional e qual será a moradia oferecida ao participante ou se optará por pagar auxílio moradia. Além de ajuda de custo, para compensar eventuais despesas de instalação, o médico receberá também auxílio do município para alimentação.
O Governo Federal está investindo, até 2014, R$ 15 bilhões na expansão e na melhoria da rede pública de saúde de todo o Brasil. Deste montante, R$ 7,4 bilhões já estão contratados para construção de 818 hospitais, 601 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e de 16 mil unidades básicas.
Fonte: SESAU/CONASS
0 Comentários