Importante artista nascido em Alagoas – mais especificamente na capital, Maceió -, Mestre Deodato faleceu no dia 27 de Dezembro de 2012, em São Paulo, onde residia há anos. A escultura era seu ofício.
Segundo a jornalista Lívia Deodato, neta do artista, Mestre Deodato costumava dizer que “a arte já estava dentro da madeira e que só era preciso descascá-la”.
Uma de suas obras artísticas mais visíveis é a escultura do Marechal Deodoro, que fica no trevo da rodovia AL 101 Sul próximo à entrada do município que foi a primeira capital alagoana.
Na cidade, outra marca sua foi deixada: a Oficina Mestre Deodato, que ensina aos jovens um pouco de sua arte. Ele viveu na cidade, quando foi convidado para ser secretário municipal de Cultura.
À família de Mestre Deodato, nossos sentimentos.
Fonte: Real deodorense
Hoje me veio a lembrança desse grande amigo, que aprendi a respeitar e amar, pelo seu jeito simples e por sua humidade. Era carinhosamente chamada por ele de “olho de santo barroco”, uma caracterīstica de suas obras. Ao pesquisar no google, me deparei com a notícia de sua partida. Embora q mto tardio, meus sinceros cumprimenos a sua família. Certamente Deodato está fazendo suas obras no céu.
Conheci e tive a honra de aprender com o MESTRE DEODATO. Lembranças: seu bom humor e uma vez percorrendo as ruas de Embu, o mestre se sentou na calçada e dizia do amor que sentia pela família. Parabéns e muito sentimento à familia, embora muito tardia.
Como diz o corretíssimo provérbio SANTO de casa não faz milagre. Teve que se afastar de sua terra natal para ter seu talento reconhecido.
Muito obrigado pela homenagem ora prestada, abraços
um verdadeiro artista pouco conhecido de uma inteligencia invejável.em nosso pais é assim as homenagens aparecem depois da morte,porque não em vida?meus sentimentos à família .
Gonçalo José Soares de macedo.
Obrigada pelo carinho, Gonçalo Macedo! Só tive conhecimento agora sobre esta homenagem.
Um forte abraço, Silvia