A tradição da cultura musical na cidade de Marechal Deodoro, é uma referência para toda região pela qualidade do que é produzido por aqui em termos de profissionais ligados a área.
As cinco orquestras e bandas de projetos sociais que existem hoje no município, desenvolvem um belíssimo trabalho de inclusão social através do aprendizado musical. Crianças e adolescentes buscam dar continuidade a arte centenária de executar as mais lindas melodias através de instrumentos de sopro e percussão.
São talentos reconhecidos até mesmo a nível nacional, com os diversos deodorenses que conseguiram vencer na vida através deste aprendizado e que hoje servem de exemplo para os mais jovens.
Na filarmônica Santa Cecília, que completou 104 anos de fundação no último dia 07 de setembro, uma cena diferenciada chamou a atenção do MN durante visita a um dos ensaios realizado na noite desta segunda-feira (29). Mãe e filho tocando juntos.
Quitéria e o filho Alax, de 11 anos, aprenderam a tocar o mesmo instrumento, o saxofone e hoje dividem lado a lado as partituras musicais, executando hinos e dobrados que fazem parte do repertório musical da filarmônica.
Este é um belo exemplo do que é possível fazer em projetos musicais como os que são desenvolvidos na Santa Cecília, Carlos Gomes, Manoel Alves de França, Aconchego e Nossa Senhora da Boa Viagem.
Projeto de expansão
O presidente da Filarmônica Santa Cecília, Engenheiro João Lopes, acompanhou o ensaio desta segunda-feira que foi conduzido pelo maestro Aurélio Jovino e falou sobre projetos para o futuro.
De acordo com o presidente, o esboço do projeto de expansão do espaço físico da filarmônica já está pronto e deve contemplar áreas de lazer, sala de reuniões e um espaço dedicado a exposição cultural. ‘Temos partituras com mais de 100 anos nos nossos arquivos; são documentos de inegável valor histórico’, pontuou João Lopes.
‘Estamos buscando parcerias de empresas para viabilizar a construção de um sonho dos músicos cecilianos’, finalizou o presidente.
Fotos: André do MN
projeto muito bonito e importante! gostaria de ter visto desta forma quando morava em Marechal hoje, morando no DF, tenho essa visão. Sonho em um dia voltar à essa cidade, e também poder ajudar! tenho alguns planos para poder resgatar algumas crianças para uma ocupação, assim, tirando-as das ruas! se assim Deus min permitir um dia voltarei e darei a minha contribuição!!! abraços aos amigos que deixei por aí!!!