Um dos pontos de descarte de rejeitos líquidos fica próximo ao Cais da Lancha
Da Redação
As chamadas “línguas negras”, que são formadas por esgoto geralmente levados por tubulações para um corpo hídrico, também está presente em regiões da lagoa Manguaba, que banha entre outros municípios a cidade de Marechal Deodoro, no litoral sul alagoano. Alguns destes pontos de descarte irregular de rejeitos líquidos estão localizados no centro histórico deodorense.
Galerias que deveriam servir apenas para escoar as águas das chuvas estariam levando também o esgoto doméstico, através de ligações clandestinas feitas na rede pluvial de coleta. Com isso, uma grande quantidade de dejetos correm sem nenhum tipo de tratamento diretamente para a Manguaba.
O reflexo desta situação pode ser visto e sentido, já que nos pontos onde ocorrem o descarte é possível sentir o mal cheiro provocado pelo esgoto. A poluição ocasionada pelas línguas negras também estaria supostamente influenciando na diminuição na quantidade de pescado na lagoa, já que muitas vezes acontece também a baixa na quantidade do oxigênio diluído na água.
Situação semelhante também estaria acontecendo na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), do bairro da Poeira, onde o esgoto estaria sendo despejado in natura na Manguaba.
Fica então o alerta para que os órgãos competentes fiscalizem a situação, buscando soluções para estes e outros problemas que afetam diretamente o equilíbrio deste importante ecossistema lacustre.
0 Comentários