Da Redação
Dezenas de candidatos que neste ano de 2016 disputam cargos políticos nas prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios de Marechal Deodoro e Barra de São Miguel, ambos localizados no litoral sul alagoano, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (21), com os representantes da Justiça Eleitoral. O encontro se deu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), e serviu para que houvesse um reforço nas determinações sobre o comportamento e conduta dos candidatos no pleito eleitoral, bem como para sanar dúvidas que ainda restavam acerca da disputa.
Presentes ao encontro estiveram os representantes da “Força Tarefa” que tem por missão promover eleições seguras e livres de fraudes na região, como foi bastante citado durante a palestra de hoje. A mesa foi composta pelo Juiz Eleitoral, Dr. Hélio Pinheiro, pelo Promotor Eleitoral, Dr. Sílvio Azevedo, pelo Dr. Rodrigo Comlombelli, titular do 17º Distrito Policial, pelo Tenente Hugo, representando o comando da 5ª Cia da PM alagoana e pelos representantes do Cartório da 26ª Zona, Shirley e Jair.
Entre os principais pontos abordados, estão os que proíbem o uso de camisas personalizadas no dia da eleição e também de carros contratados para transportar eleitores sem autorização da Justiça. O prazo limite para campanha, que no caso dos candidatos a prefeito deve se encerrar na sexta-feira (30) e para os postulantes ao cargo de vereador, no sábado (01), devem ser respeitados, já que foi acatado por todos os presentes a reunião.
Com relação a segurança pública, os representantes das forças policiais garantiram que haverá reforço no policiamento, para impedir qualquer ato que desabone o processo eleitoral vigente. Quem for flagrado cometendo algum crime eleitoral, será imediatamente encaminhado até a presença de uma das autoridades competentes.
Os membros da Força Tarefa presentes ao encontro conversaram com a equipe do portal MN, explicando um pouco de como se dará o planejamento para as eleições 2016 nos dois municípios.
Assista no vídeo abaixo:
Uma outra orientação repassada principalmente aos candidatos a prefeito, é que os mesmo evitem contratar seguranças armados, já que existe uma resolução do TRE proibindo esta conduta. caso sejam registrados casos desta natureza, também haverá punições neste sentido.
No dia do pleito eleitoral, todos os candidatos – prefeitos, vices e vereadores – devem evitar aglomerações ou abordagens direta aos eleitores, especialmente nos locais de votação. além de não poderem frequentar seções da qual não fazem parte como eleitores.
Com relação a estes últimos (eleitores), no momento do voto não será permitido se dirigir a cabine de votação portando aparelho celular. Este poderá ser deixado com o mesário enquanto acontece o momento do voto,
Com relação a mudança de seções eleitorais, que acontecerão em dois locais distintos na cidade de Marechal Deodoro – Francês e Barra Nova – brevemente o portal MN estará divulgando onde serão os novos locais de votação nestas comunidades.
Fotos: Gabriel Santos
0 Comentários