Com cerca de 1,5 metro de comprimento, uma jiboia apareceu dentro de uma residência na Rua da Araxá, que fica após o Forró do Rafael e assustou moradores que se depararam com o réptil em um dos cômodos do imóvel. O fato foi registrado na manhã deste sábado, dia 14.
A equipe do Portal MN foi até o local providenciar a remoção da mesma. A jiboia foi levada para uma área de proteção ambiental que fica em terras da Usina Sumaúma, onde foi devolvida a natureza.
Fotos: Reprodução
Sobre a espécie
A jiboia-constritora (Boa constrictor) ou simplesmente jiboia[1] é uma serpente que pode chegar a um tamanho adulto de 2 metros (Boa constrictor amarali) a 4 metros (Boa constrictor constrictor), raramente chegando a este tamanho máximo. Existe no Brasil, onde é a segunda maior cobra (a maior é a sucuri) e pode ser encontrada em diversos locais, como na Mata Atlântica, restingas, mangues, no Cerrado, na Caatinga e na Floresta Amazônica.
No Brasil, existem duas subespécies: a Boa constrictor constrictor (Forcart, 1960) e a Boa constrictor amarali (Stull, 1932). A primeira é amarelada, de hábitos mais pacíficos e própria da região amazônica e do nordeste. A segunda, jiboia-amarali, pode ser encontrada mais ao sul e sudeste do país, sendo encontrada algumas vezes em regiões mais centrais do país.
É basicamente um animal com hábitos noturnos (o que é verificável por possuir olhos com pupila vertical), ainda que também tenha atividade diurna.
*Com wikipédia
Jiboia é um animal tranquilo só tem que saber fazer o manejo do bicho sem estressar.