Quem chega ao município de Marechal Deodoro pelo principal acesso da cidade, o Trevo da Clave de Sol, também conhecido como “trevo da rabeca”, se encanta com um fenômeno que acontece nesta época do ano.
São as flores que caem dos ipês, árvores plantadas ao longo da via e que formam um lindo tapete amarelo no asfalto.
O cenário é maravilhoso, principalmente ao amanhecer e entardecer, quando o sol dá um toque a mais na beleza natural do lugar.
Nesta manhã de sexta-feira (07), quando fotografávamos no lugar indicado, encontramos visitantes que se mostraram deslumbrados com aquelas cenas, a brisa eleve também dava um toque diferenciado, fazendo as flores cair como uma linda chuva dourada.
Muitas vezes a população do município não pára e observa estes detalhes deslumbrantes. Talvez pela correria do dia-a-dia, ou pelo costume, mais o importante é perceber que vivemos em lugar maravilhoso, apesar de alguns tipos de problemas que não fogem a regra de qualquer outra cidade.
O ipê-amarelo
O ipê-amarelo é uma árvore originária do Brasil e muito utilizada em projetos de paisagismo. Apresenta-se em “subespécies” com floração amarela (mais conhecida), branca e roxa. Está distribuída em quase todo o território nacional, apesar de sua raridade.
O ipê-amarelo é da espécie “Tabeluia alba”, o termo “alba” é proveniente de “albus” que significa “branco” em latim, cor presente no processo de renovação das folhas. É natural do semi-árido alagoano, mas conseguiu se adaptar em outros estados do Brasil. O governo do estado do Alagoas, sob Decreto n°6239 , considera a árvore um símbolo do povo alagoano.
Fotos: André Marechal
0 Comentários