Da Redação
A ilha de Santa Rita, é a maior ilha de laguna do país, já que apresenta 12km². Atualmente esta região é uma área de preservação ambiental em virtude da rica biodiversidade, formando uma das APA’s existentes no estado de Alagoas, assim como a do Catolé, da Marituba do Peixe e a da Costa dos Corais.
Distante cerca de 15 quilômetros do centro histórico deodorense, a região é conhecida pelo seu povo hospitaleiro e pelas paisagens exuberantes que se formam ao longo do canal da Manguaba. O local inicialmente foi povoado por agricultores e pescadores que tiravam seu sustento do que a própria natureza oferecia.
Parada obrigatória no antigo trajeto que se fazia para chegar a capital Maceió, através da lancha que transportava diariamente dezenas de pessoas entre as duas cidades, a Ilha de Santa Rita cresceu com a especulação imobiliária. Famílias tradicionais ainda residem na comunidade.
Apesar de todas as mudanças ocorridas ao longo dos tempos, a cultura popular ainda é preservada. Um bom exemplo disso é a centenária procissão em homenagem a Santa Rita de Cássia, padroeira do lugar e cuja data é comemorada no mês de maio.
Na comunidade o visitante pode encontrar ainda restaurantes e um comércio que apesar de pequeno, supre as necessidades dos moradores.
Siga esta dica do MN. Quando vier a Marechal Deodoro, conheça a Ilha de Santa Rita.
Parabéns…andre …. linda materia da nossa ilha de Santa Rita… a maior ilha lacruste…. é de Marechal Deodoro, é nossa terrinha que orgulho.
Grande André Marechal, parabéns! por essa bela reportagem, mostrando o que realmente tem de melhor em Marechal Deodoro.