
Patrimônio histórico, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, localizada no bairro Taperaguá, em Marechal Deodoro, está sendo reinaugurada oficialmente neste sábado, 10, após obras de restauração. Mais de R$ 2,4 foram investidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a construção.
A obra no tempo religioso teve início em dezembro de 2020, sendo concluída este ano. Agora, o templo recebe os fiéis com toda a sua estrutura íntegra.
“A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim de Taperaguá é de grande importância para a comunidade religiosa, e, também, para a história e cultura de Marechal Deodoro e de todo o Estado de Alagoas. Nesse sentido, o Iphan não mediu esforços para que a restauração fosse completa, englobando, inclusive, os bens móveis, como as imagens dos santos”, disse Melissa Mota, superintendente do Iphan em Alagoas.
Muitas descobertas vieram à tona ao longo da execução dos trabalhos. Durante a limpeza e remoção da camada aparente de tinta, descobriu-se uma pintura no estilo barroco-rococó que adorna o forro. Com edificações em perspectivas nas extremidades, a obra traz ao centro uma imagem de Jesus Cristo. A qualidade artística ilusionista da pintura a coloca entre uma das mais impressionantes da região Nordeste.

Fiéis e visitantes, agora, podem apreciar esta obra de arte, bem como conhecer outros elementos resgatados pelo restauro, como o piso de tijolos do altar; e pinturas no contorno de toda a nave, nas paredes laterais, ao fundo do altar principal, entre outros. A obra contemplou intervenções na fachada, nos pisos e na cobertura, além da substituição total da rede elétrica, instalação do sistema de para-raios e construção de banheiro com acessibilidade.
Também foram realizados os serviços de restauração dos bens integrados e elementos artísticos, como altar, tribuna, púlpito e outros.

Investimentos do Iphan em Marechal
Nos últimos anos, o Instituto investiu aproximadamente R$ 10 milhões no Patrimônio Cultural da cidade. O Iphan promove, atualmente, o restauro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e o embutimento de fiação aérea no largo defronte a ela.
Em 2021, o Instituto entregou restauradas a Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pretos e a sede da Filarmônica mais antiga da cidade, a Santa Cecília.
Além disso, o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, concedeu verbas para transformar em biblioteca a Igreja de Nossa Senhora do Amparo em biblioteca, em pleno uso pela população. Tais monumentos reforçam a sensação de pertencimento do cidadão deodorense à cidade, bem como impulsionam o turismo local.
0 Comentários