O Consup, Conselho Superior do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), aprovou o retorno das aulas de forma remota em todas as unidades do instituto, a partir do dia 31 de agosto. Agora, o Campus Marechal Deodoro se organiza para retomar as atividades acadêmicas nas próximas semanas.
Inicialmente, as aulas serão retomadas apenas para as turmas concluintes dos cursos técnicos em Guia de Turismo, Meio Ambiente, Cozinha e Hospedagem, e do curso superior em Gestão Ambiental.
“Nossa previsão é que tudo esteja pronto para recomeçar até o final de setembro”, aponta o diretor de Ensino do campus, Rodrigo Lucena. “Para isso, precisamos concluir a pesquisa que estamos fazendo com todos os estudantes sobre a possibilidade de que eles estudem de casa, se possuem internet e equipamento adequado para acessá-la. A partir disso, vamos buscar soluções para quem precisar. E, também, estamos fechando um cronograma de reuniões com professores, estudantes e seus familiares para organizar tudo de forma conjunta, para que ninguém seja prejudicado”.
Estudantes do Campus Marechal Deodoro que ainda não responderam à pesquisa devem fazê-lo pelo site www.marechal.ifal.edu.br ou pelos telefones (82) 2126-6300 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h) e 98154-6110, das 9h às 17h. A direção informa que o cronograma de reuniões e a data de reinício das atividades serão amplamente divulgados nos canais de comunicação da escola.
Reunião do Conselho de Campus
Após a aprovação do ensino remoto emergencial pelo Consup, a direção do Campus Marechal Deodoro reuniu o Conselho de Campus (Concamp) para debater o assunto, no último dia 31. Na reunião, a resolução aprovada pelo Consup foi apresentada pelo servidor Tomás Gustavo, da coordenação pedagógica do campus e conselheiro do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Ifal).
Em seguida, foi analisada pelos conselheiros Artur Barbosa (Sintietfal), Paulo Aparecido (docente) e Pedro Henrique da Silva (estudante). Houve debate da comunidade e vários questionamentos sobre o retorno das atividades.
“Algumas perguntas serão enviadas à Pró-reitoria de Ensino, a Proen, porque são questões referentes ao Ifal como um todo e, não apenas, ao campus”, explica o diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza. “Por exemplo, dúvidas sobre o trancamento de matrículas para quem não conseguir se adaptar ao ensino remoto. Assim que as questões forem esclarecidas, vamos compartilhar tudo com a nossa comunidade na série de reuniões que faremos em setembro”.
O calendário acadêmico do Ifal foi interrompido em março de 2020, como medida necessária para combater contágios pelo novo coronavírus e a pandemia da Covid-19 em Alagoas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até o dia 1º de setembro de 2020, houve mais de 79,2 mil casos confirmados e mais de 1.8 mil pessoas haviam morrido da doença no estado.
Durante a pandemia, todos os serviços administrativos do Ifal vêm sendo realizados de forma remota. Diversas atividades de ensino também vêm sendo desenvolvidas remotamente pelas professoras e professores, à parte do calendário acadêmico.
0 Comentários