Atividades se estenderão ao longo do mês de março, incentivando e valorizando a participação feminina nos espaços sociais
Março começou e, com ele, mais debates sobre a participação das mulheres nos espaços sociais. No Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro, a data será marcada pela 1ª Semana da Mulher, com uma série de atividades que discutirão os direitos e as contribuições das mulheres no mundo do trabalho, além de temas voltados ao universo escolar. O evento começou nesta segunda-feira (5) e segue até a próxima sexta-feira (9), nos três turnos.
A primeira noite de atividades contou com a presença de advogadas do Escritório da Mulher, iniciativa pioneira em Alagoas que auxilia juridicamente mulheres vítimas de violência doméstica. “São diversos os tipos de violência contra a mulher, pode ser física, psicológica, moral, sexual e até financeira. É preciso que as mulheres sejam conscientes de quando estão sofrendo qualquer tipo de violência, para que busquem ajuda”, explicaram a advogada Paula Lopes, ao lado da também advogada Kandysse Melo e da assistente social Ariana Honorato.
Programação
A programação da Semana da Mulher continua nesta terça-feira (6), com duas palestras voltadas a estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo e Meio Ambiente e do curso superior em Gestão Ambiental. A partir das 9h40 da manhã, gestoras do ICMBio de Jequiá da Praia discutirão a participação da mulher na área da Gestão Ambiental.
Já às 14h20, e na manhã da quarta-feira (7), a assistente social do Ifal – Campus Marechal Deodoro, Evelyn Cavalcante, debaterá o bullying no ambiente escolar. Também na quarta-feira, a empresária Tatiane Brasil conversará com os estudantes sobre a participação da mulher no turismo brasileiro.
“Esse evento tem sido construído a várias mãos, com o envolvimento de vários setores da escola, como o setor pedagógico, a comunicação e as coordenações dos cursos. Esperamos que se torne tradicional em nosso calendário, porque precisamos fortalecer, cada vez mais, a presença das mulheres na ciência, nas artes e em todos os espaços sociais”, explica a professora Elaine Rapôso, membro da equipe organizadora e do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça do Ifal.
Dia Internacional da Mulher
Na quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Campus Marechal Deodoro lançará o segundo clipe do projeto Escola em Libras. Depois do Wado, agora foi a vez da cantora alagoana Fernanda Guimarães aprender um pouco da Língua Brasileira de Sinais para interpretar uma de suas músicas, Catarina Guerreira. O vídeo foi gravado com a participação de servidores e alunos da escola, além de mulheres da comunidade. O lançamento será feito nas redes sociais da instituição e no pátio da escola.
Ainda no Dia da Mulher, a professora Tina Purcel fará uma aula-show para estudantes dos cursos técnicos em Cozinha e em Hospedagem do Proeja (Educação de Jovens e Adultos), a partir das 19h, no auditório da escola.
A programação do evento termina na sexta-feira (9), com a exibição do clipe Catarina Guerreira para os estudantes do turno matutino, mas outras atividades serão realizadas ao longo do mês de março na escola.
Confira a programação completa no site www.marechal.ifal.edu.br.
fonte;ASCOM.IFAL
0 Comentários