Música, xadrez, reciclagem, educação ambiental, preparação para o Enem. Essas e outras temáticas fazem parte dos projetos e cursos de extensão oferecidos pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que serão abertos à comunidade no segundo semestre de 2022, no Campus Marechal Deodoro. No total, a escola vai realizar dez ações de extensão nos próximos meses, com participação do público externo.
Os projetos e cursos foram selecionados em editais da Pró-reitoria de Extensão do Ifal (Proex). Alguns deles já têm parceria formalizada com escolas e outros espaços sociais, como o projeto que vai levar uma composteira didática para aproveitar os resíduos sólidos orgânicos da Feirinha de Marechal Deodoro.
Outras ações têm inscrições gratuitas para o público interessado em participar, como a IV Feira de Ciências Ambientais e o cursinho popular Luiza Mahin. Informações sobre prazos e requisitos são divulgadas pelo site marechal.ifal.edu.br
O coordenador de Extensão do Campus Marechal Deodoro, Renato Lôbo, explica que as ações de extensão ampliam a atuação do Ifal nas comunidades da região, fortalecendo seu relacionamento e aproximação com o seu cotidiano.
“É uma oportunidade de podermos contribuir com as principais questões da sociedade e também um ambiente favorável à formação cultural ampla, dos múltiplos talentos de nossos discentes, de ampliação das ações de pesquisa, estudos relevantes para a mudança da realidade individual e coletiva que se configura num processo de transformação importante para todos os envolvidos”, diz o coordenador.
O que é Extensão?
A extensão é um processo educativo que, articulado ao ensino e à pesquisa, viabiliza a interação entre o Ifal e a sociedade. Ela envolve professores e estudantes da instituição na execução de ações direcionadas à comunidade externa.
Os projetos de extensão envolvem diferentes atividades com finalidade de impacto social bem delimitados, com objetivos específicos e prazo determinado. Eles têm caráter educativo, tecnológico, social, cultural, artístico ou esportivo, visando à inclusão social e produtiva, para favorecer o desenvolvimento local e regional.
Já os cursos de extensão são ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, com oferta não regular. Podem ser de formação inicial ou continuada (FIC), ou livres, ofertados nas modalidades presencial, semipresencial ou à distância.
0 Comentários