Cursos técnicos para formação de marisqueiras, camareiras e auxiliar de cozinha têm 95 mulheres da cidade
Ascom/Ifal-MD
Filhos pequenos, marido pra cuidar, família pra tomar conta e a escola fica de lado. Para muitas mulheres pobres, a dura realidade acaba quase sempre no mesmo fim. Quase. Mas não para a Valdirene, a Antonia e a Marinalva. Elas fazem parte das três novas turmas do programa Mulheres Mil, que chega agora a Marechal Deodoro, numa parceria entre o Ifal (Instituto Federal de Alagoas) e a prefeitura da cidade.
De janeiro a julho de 2018, 95 mulheres terão a oportunidade de retomar os estudos nos cursos profissionalizantes de marisqueira, camareira e auxiliar de cozinha. As aulas serão três vezes por semana, no Centro Educacional Santa Rosa de Lima, em Barra Nova. O espaço e o transporte das alunas serão de responsabilidade da prefeitura, enquanto o Ifal oferece o ensino.
O Mulheres Mil faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social. Além do módulo profissional, o programa contempla práticas de elevação da autoestima feminina e abordagem de temas transversais como saúde e direitos da mulher, cidadania, inclusão digital, empreendedorismo, segurança alimentar e responsabilidade ambiental.
“Daqui a seis meses, vocês verão que o esforço será recompensado com mais autonomia e uma possibilidade de aumentar a renda familiar”, disse o professor José Olegário, supervisor do Mulheres Mil em Marechal Deodoro, na aula inaugural realizada no dia 6 de dezembro.
O evento reuniu as três turmas do programa no auditório do Ifal e abriu a programação dos cursos com a palestra “Mulheres nota mil”, ministrada pela assistente social do Campus Marechal, Evelyn Cavalcante. “Nise da Silveira, Maria da Penha e a jogadora Marta são exemplos de mulheres que não se conformaram com o que a sociedade esperava delas. São exemplos que podemos seguir para superar barreiras sociais”, motivou Evelyn.
O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho, também participou da aula inaugural e lembrou a relevância da formação profissional para as mulheres da cidade. “Já fazia algum tempo que queríamos trazer o Mulheres Mil para Marechal e agora conseguimos, graças à parceria com o Ifal. As mulheres são a base da família e precisamos valorizá-las”, disse o prefeito.
No evento, o diretor de Ensino do Campus Marechal, Éder Souza, substituiu a diretora-geral da escola, Marília Gois, deu boas-vindas às alunas e incentivou que todas busquem chegar ao final do curso. “Uma coisa é você dizer ao seu filho que estude ‘porque é importante’. Outra coisa é você dizer: ‘estude, porque eu estudo’. Então aproveitem a oportunidade e sejam exemplos para seus filhos, mostrem que as mulheres podem tomar as rédeas das suas próprias vidas, não importa a idade, nem a posição social”, afirmou Éder.
As listas das mulheres inscritas nos cursos estão disponíveis no site www.marechal.ifal.edu.br.
0 Comentários