Programação inclui oficina de construção de banheiro seco, que não usa água no sistema de descarga
Por Ascom/IFAL-MD
O Instituto Federal de Alagoas vai oferecer um curso gratuito de vivência em bioconstrução para estudantes e servidores do Campus Marechal Deodoro. O curso é oferecido por uma equipe da Pós-Graduação em Educação e Meio Ambiente do Campus e as atividades já começam nesta quinta-feira, dia 15 de setembro. Também são reservadas 5 vagas para terceirizados.
As inscrições podem ser feitas pela internet, preenchendo este formulário. A carga horária será de 50 horas, com atividades sempre às quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h. Para receber o certificado, os participantes deverão ter o mínimo de 80% de presença.
A programação inclui fundamentos da construção de terra crua, técnicas bioconstrutivas, permacultura e oficinas de construção de parede de Adobe e taipa e também construção de um banheiro seco, que não utiliza água no sistema de descarga.
De acordo com o professor Vicente Cézar, o banheiro seco é uma das inovações da bioarquitetura que permite uma grande economia de água.
“Cada vez que apertamos a descarga gastamos até 20 litros de água. O banheiro seco utiliza um sistema completamente diferente, que não precisa de água. As fezes se transformam em adubo orgânico. Já as paredes de terra crua permitem um conforto térmico muito maior do que a construção tradicional, além de várias outras vantagens. Quero multiplicar esses conhecimentos com a comunidade interessada”, diz o professor Vicente.
Além dele, também fazer parte da organização o professor Fabrício Tavares, a gestora ambiental Neuma de Oliveira, a arquiteta Jhersyka Barreto e o estudante de Getão Ambiental Gustavo Olmos.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gipabioconstruindo@gmail.com.
0 Comentários