Uma denúncia considerada pela equipe do site Marechal Notícias como sendo bastante grave, chegou ao conhecimento do nosso portal no início da tarde desta quinta-feira, dia 04.
Segundo informações, o senhor Natalício Elias de Souza, 61 anos, passou mal na manhã de hoje e procurou socorro médico no PSF do Povoado Pedras. Com crise hipertensiva e com a glicose bastante alterada, o cidadão não pode ser atendido, conforme nos relatou o mesmo, porque a médica que estaria de plantão hoje não compareceu.
A esposa de seu Natalício, Telma Maria da Silva Santos, confirmou ainda que nesta quinta-feira seria o dia de consulta com pacientes hipertensos, cujo agendamento teria sido feito há um mês atrás. Porém, pela falta de médicos, a consulta não pode ser feita.
O idoso teve que ser socorrido por populares as pressas para o Hospital 24 Horas no centro da cidade de Marechal Deodoro, onde foi finalmente atendido. As denúncias dão conta ainda da constante falta de medicamentos no PSF citado.
Outras denúncias
Ainda dentro do relato ouvido, usuários daquela unidade de saúde reforçam que a falta de médicos é frequente. Para se ter uma ideia, os pacientes estariam há dois dias sem a presença da médica que seria Clínica Geral. Ontem que foi a folga da funcionária e hoje.
Com isso, casos que poderiam serem resolvidos na própria comunidade, acabam sendo encaminhados para o Hospital 24 Horas ou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Francês.
Um outro fato agravante é que segundo os entrevistados, o Agente Comunitário de Saúde da comunidade pouco comparece nas visitas as residências dos pacientes com doenças crônicas cadastrados no Posto.
Direito de resposta
Deixamos aberto o espaço no site MN para que a direção do PSF ou a própria Secretaria de Saúde possa se pronunciar acerca destas denúncias.
Fotos: André do MN
0 posto citado realmente não oferece bom atendimento em se tratando de equipamentos, medicamentos e estrutura fisica, já com relação ao atendimento eu não tenho do que reclamar. O pessoal sempre me atendeu bem. As pessoas precisam cobrar os seus direitos ao secretário e ao prefeito, e entender que os funcionários não podem fazer milagres. Esse povo que fala muito são os primeiros que elegem esses irresponsáveis e insensíveis.
PQ VCS NÃO TOMA VERGONHA NA CARA E PARA DE FALAR DAS PESSOAS SEM SABER POIS EU SOU MORADORA E USUÁRIA DO PSF DAS PEDRAS E NUNCA VI ISSO NÃO.
POIS EU E MINHA FAMÍLIA QUANDO CHEGAMOS LÁ SOMOS BEM ATENDIDOS SO OQ ESTA FALTANDO É AGUA NO GELAGUA E UMA ESTRUTURA DECENTE CADEIRAS QUE MUITAS VEZES EU CHEGUE E NÃO TINHA ONDE SENTAR ENTÃO COBRE DO PREFEITO QUE MARECHAL SIM ESTAR ENTREGUE AS BARATAS…
MINHA GENTE É PRECISO FAZER ALGUMA COISA POR ESSE POSTO DAS PEDRAS. AGENTE NAO AGUENTA MAIS ESSA FALTA DE ATENDIMENTO MEDICO, FALTA DE REMEDIO . E DE TUDO. TEM MAIS DE 2 ANOS QUE TENTO MARCAR UM EXAME E NUNCA CONSEGUIR.
SOU MORADORA DAS PEDRAS E É UM FATO MUITO TRISTE SABER QUE ESSA UNIDADE É APENAS PARA DIZER QUE TEM, PORQUE A MEDICA A ENFERMEIRA E TODO MUNDO DAI AFFF SO TRABALHA QUANDO QUER, O AGENTE SE SAUDE DA MINHA AREA WASHINGTON NUNCA MAIS APARECEU. CADA ELE EM MORREU FOI?
É AGORA VCS QUE SÃO FUNCIONARIA DO POSTO DE SAUDE QUEREM DA UMA SATISFAÇAO DO MAL ATENDIMENTO DA FALTA DA MEDICA E DE TUDO DE RUIM QUE ACONTECE NESSE POSTO DE SAUDE DAS PEDRAS. ATENÇÃO PREFEITO E SECRETARIO DE SAUDE, É VERDADE TUDO QUE O PESSOAL ESTA FALANDO, SÓ É ATENDIDA BEM OS FAMILIARES DOS FUNCIONARIOS E AMIGAS DELAS, PQ NOIS QUE PRECISAMOS DE VERDADE DE ATENDIMENTO ELAS TRATAM DE QUALQUER JEITO. PRINCIPALMENTE A TECNICA. QUE SE SENTA NO QUINTAL DO POSTO DE SAUDE E SO LEVANDO QUANDO DEUS QUER. INCLUSIVE TEM UM DOS MORADORES DAS PEDRAS QUE JA GRAVOU POR VARIOS DIAS OS HORARIOS DE TODAS AS FUNCIONARIAS, INCLUSIVE DA MEDICA E VAMOS COLOCAR A BOCA NO MUNDO.
Sou Técnica de Enfermagem da unidade citada na reportagem (Unidade Pedras) e desconheço os fatos relatados, pois atendi o Senhor Natalício Elias, verifiquei a pressão arterial e a glicemia capilar que estava um pouco alterada pois o mesmo já havia se alimentado. O mesmo relatou que não estava sentindo nada, pois o orientei a retornar a unidade na segunda-feira da semana seguinte, para ser avaliado pela médica, pois a mesma encontrava de férias. Seu Natalício foi orientado pelas técnicas de enfermagem que caso viesse a ocorrer algo se encaminhasse para o Hospital 24 horas, que é a referência na cidade.
Excelentíssimo senhor Prefeito, o senhor é o único responsável pelo caus, que encontra este posto de saúde , não podemos acusar ninguém. Infelizmente os recursos chegam e não são fiscalizados pelos vereadores, que tem o poder. O secretário de saúde é outro omisso, não faz visita aos postos de saúde , para saber da realidade só quer saber de todo mês do REAL. Vamos administrar nossa cidade com responsabilidade e dignidade que o nosso povo merece, não brinquem com o dinheiro público e nem com as vidas das pessoas.
toda vez que preciso de medicação ou consulta vou ao posto,e nunca isso aconteceu comigo graças a Deus não tenho do que reclamar sou muito grata a todos
Desconheço pois sempre que preciso sou bem recebidas pelos funcionários minhas consultas são realizadas corretamente não tenho do que reclamar. O que eu posso dizer é que são lamentáveis esses comentários injustos. A unica coisa que falta são medicações e uma melhor estrutura para os usuários.
Desconheço pois sempre que preciso sou bem recebida pelos fucionarios minhas consultas são realizadas corretamente não tenho do que reclamar o que eu posso dizer é que são lamentáveis esses comentários injustos. A única coisa que falta são medicações e uma melhor estrutura para os usuários.
essa medica falta muito ja fui reclamar na saude nao fizerao nada .sera que ela ta recebendo mesmo sem trabalha? nao acredito que isso ta acontecendo so em marechal deodoro mesmo kkkkkkkkk
corupcao total.
as pessoas só tem o merece,ninguém ainda comentou sobre a falta de medicação,sobre a estrutura física do Posto,cadeiras pra acomodar a todo mundo,a água do gelagua q é da torneira a falta de especialistas como: Neuro,Oftalmo,Otorrino e etc……! as eleções estam chegando,VOTE MAIS UMA VEZ POR R$ 50,00!!!!!!!!!!!!!!.
Já esta mesmo na hora de alguem tomar uma atitude, pois este posto estar entregue as baratas. Alem da medica e das outras só trabalhar quando quer. O agente de saude Washington não trabalha a muito anos, eu não lembro o dia que esse moço passou aqui na minha casa.
É verdade alguem precisa da um jeito nesse posto de saúde. Porque esta caus, essa medica só trabalha quando quer e essas técnicas chegam a hora que quer tambem. E só atende os pacientes com grosseria. Secretário faça alguma coisa. Pq se não a comunidade que já esta farta vai fazer. Atenção prefeito faça alguma coisa.
Isso é verdade,estou gestante e sou hipertensa,minha consulta seria hoje tbm,so q a medica mais uma vez estar de férias,é impossivel encontra-la neste posto de saude,o unico q comparece pra trabalhar de verdade é o dentista,esse sim é um profissional,pq cumpre seus deveres. Ja a dr.Audinete,hum não é bom nem comentar,pq eita dra.,e ainda tem gente naquele posto q diz q ela é uma profissional,so eu sei q moro ali ha 33 anos,e ja passei por cada uma com essa dra. A cretaria de saude tem q tomar uma posição,se não vou fazer com q a comunidade em si tome as providencias cabiveis.
A saúde pública de Marechal Deodoro pede socorro! Esse posto de saúde é na minha rua e tudo que tem na matéria é verdade, a médica quase nunca vem.
Lamentável esses comentários,pois sempre que preciso da unidade sou bem recebida pela equipe,e não tenho do que reclamar,deveriam relatar que é preciso de cadeiras sem falar da estrutura que não tem condições lamentável mesmo pessoas que ficam querendo colocar defeito em uma equipe que não merece,pois isso nunca aconteceu comigo nem com minha familia, pois somos usuários a muito tempo.
Quem não tem a reclamar desse péssimo atendimento é porque tem pareceiros que trabalham no posto que facilitam o atendimento dos mesmos sem nem pegarem fichas, em troca de favores por uns quilinhos de camarão e filé de siri. Respeito pelos pacientes nao existe, e nem os agentes de saúde sabem fazer um acompanhamento com paciente que fica em casa sem poder se locomoverem até o devido psf. Se os agentes de saúde não querem trabalhar tem uma fila de pessoas capacitadas querendo. Isso serve também para a médica.