Em 2017, o município fez 4.8 pontos nas séries iniciais, ultrapassando a meta do MEC, que era de 4.3 para este ano. Nas séries finais, Marechal Deodoro também foi destaque, saindo de 2.8 para 3.8 na avaliação
Texto: Izabelle Targino/Fotos: Hiarlley Sabino
Diagnosticar os problemas, capacitar os profissionais, investir em parcerias com projetos que auxiliam na alfabetização, uma equipe unida, dedicada e focada no processo de ensino e aprendizagem. Esta foi a receita que garantiu à Prefeitura de Marechal Deodoro melhorar a qualidade do ensino público e avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O resultado da Prova Brasil foi divulgado nesta segunda-feira (03) e aponta que Marechal Deodoro avançou, chegando a superar a meta estabelecida pelo Ministério da Educação.
No ano de 2015, o município teve nota 4.0 nas séries iniciais (Fundamental I) e 2.8 nas séries finais (Fundamental II). O resultado divulgado mostra um grande avanço no município. A pontuação nas séries iniciais subiu para 4.8 e nas séries finais 3.8. Com esta pontuação, nas séries iniciais, pela primeira vez, o município de Marechal Deodoro conseguiu superar a meta de avaliação do Ministério da Educação, que era de 4.3 para este ano e também passou a meta estabelecida para 2019, que era de 4.7 pontos.
Para o prefeito Cláudio Filho Cacau, este resultado positivo é fruto do trabalho em equipe realizado pelos servidores da Secretaria de Educação.
“Encontramos o município com a Educação em uma situação caótica. Iniciamos nosso trabalho e em um ano, mesmo com todas as dificuldades que passamos e graças a uma equipe dedicada e que nunca mediu esforços para realizar seu trabalho, conseguimos avançar. Este resultado mostra apenas o começo do nosso trabalho no município, porque fazer uma educação pública de qualidade é uma das prioridades da nossa gestão”, disse o prefeito.
Após realizar um teste diagnóstico nas turmas dos 3º, 5º e 9º ano e constatar uma grande deficiência dos alunos em língua portuguesa e matemática, a Secretaria de Educação iniciou um plano de trabalho focado em melhorar o processo de ensino e aprendizagem, e alfabetização dos alunos na idade certa.
Além dos investimentos em livros escolares de alfabetização para as turmas dos primeiros anos; materiais de correção de fluxo escolar para os alunos dos terceiros anos e material para Prova Brasil e revisão de conteúdo para os quintos anos, a Secretaria de Educação investiu maciçamente na reciclagem e qualificação dos servidores e profissionais do magistério.
Todos os professores receberam capacitações, participaram de formações e encontros pedagógicos para atualizar os conhecimentos e planejar as atividades de sala de aula. Além disso, assim como os alunos, os professores também receberam materiais que possuem métodos de aula, de avaliação, instrumentos de gerenciamento e acompanhamento pedagógico.
Além da valorização e incentivo ao trabalho dos professores em sala de aula, a Secretaria disponibilizou equipes de acompanhamento e gerenciamento nas escolas e formações especializadas para aprimorar os conhecimentos com professores especialistas em Português e Matemática nos 5º e 9º anos.
Os alunos do 3º ano passaram a ter reforço escolar e correção de fluxo. No 5º ano, foi realizada revisão de Língua Portuguesa e Matemática com foco no reforço escolar e recuperação dos conteúdos. Já os alunos do 9º ano participaram do Projeto Preparando para o Futuro, com aulas aos sábados de Português e Matemática, além de realizarem simulados organizados nas escolas.
Ainda de acordo com o resultado das avaliações, quatro escolas tiveram destaque. As Escolas Municipais Governador Luís Cavalcante e Professora Lucas ficaram com a primeira colocação, com pontuações de 5.4; a Escola Municipal José Bispo ficou em segundo lugar, com nota 5.3; e a Escola Edival Lemos foi avaliada com 5.1. Das Escolas municipais que atingiram a meta para 2017, o percentual passou de 53% pra 80% da meta projetada pelo Inep.
De acordo com a secretária de Educação de Marechal Deodoro, Amanda Alves, os resultados são frutos de um esforço conjunto da Secretaria e dos professores em sala de aula.
“Marechal Deodoro tem um dos melhores quadros de profissionais do magistério do Estado. Com o apoio do prefeito Cacau, nós investimos em materiais, em capacitações para os servidores e tudo com foco no aluno. Pela primeira vez, Marechal Deodoro conseguiu superar a meta estabelecida pelo Ministério para o ano de avaliação do IDEB. Uma conquista para nossos alunos e para a educação pública de Marechal Deodoro”, disse a secretária.
SECOM/pmmd
Mais uma maquiagem, mais uma propaganda, tenho que tirar o chapéu para a equipe de comunicação, o alarde feito com as OBRIGAÇÕES da prefeitura está incrível. Porém aos menos informados, ou aqueles que não querem enxergar, façam uma pesquisa em loco (nas escolas), vejam os critérios cobrados pelos diretores de escolas, eles estão “obrigando” os professores a fazer vista grossa quanto ao pouco desempenho das crianças e adolecentes, a “lei interna das escolas” é: “Fica proibido reprovar qualquer que seja o aluno, se virem e aprovem todos” Lógico que isso não se generaliza, mas a lei da politicagem impera SIM também dentro das escolas.