Da redação
O histórico município alagoano de Marechal Deodoro, amanheceu em festa neste dia 15 de novembro de 2016. Nesta data, há exatos 127 anos, um militar nascido nesta terra proclamava a República Brasileira, dando fim ao regime monárquico herdado dos colonizadores portugueses.
Para festejar este momento, o Governo do Estado, na pessoa de Renan Filho, transferiu a sede administrativa da capital Maceió para a antiga Vila de Santa Maria Madalena, que atualmente recebe a denominação de Marechal Deodoro em homenagem ao proclamador. Vale lembrar que o município foi a primeira capital dos alagoanos.
As homenagens ao filho ilustre teve início com a exposição de flores no busto de Manuel Deodoro da Fonseca, em frente ao antigo Palácio Provincial, atual sede da prefeitura. O ato foi seguido pela execução de hinos e dobrados pelas bandas da Polícia Militar e do Exército Brasileiro.
As autoridades presentes, entre elas a prefeita Iolanda Alcântara e o prefeito eleito Cláudio Filho, seguiram para o cerimonial no salão nobre do palácio. Lá foram proferidos os discursos alusivos aos 127 anos de república, além dos despachos administrativos assinados pelo governador Renan Filho dentro do que manda a simbologia deste momento.
A comitiva seguiu ainda para o canteiro das obras do sistema de esgotamento sanitário, as margens da AL-215, e que após concluído, irá tratar cerca de 80% do esgoto doméstico do centro histórico deodorense.
O governador falou ainda de investimentos futuros na obra que trará água do Rio Niquim para acabar de vez com o problema do abastecimento na cidade de Marechal Deodoro, projeto este que é bastante aguardado pela população.
Após esta visita técnica, a comitiva retornou a sede da prefeitura, onde foi dado continuidade aos atos de despachos do governador Renan Filho.
0 Comentários