O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sextafeira, autorizaram nesta sexta-feira (9), o início das aulas de qualificação profissional em 19 municípios alagoanos. As ações fazem parte do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) 201, que vai levar 13 cursos profissionalizantes e atender cerca de 400 pessoas.
A solenidade de assinatura aconteceu na Casa do Trabalhador Autônomo (CTA), com a presença de autoridades e alunos que estão sendo atendidos com qualificações por meio da parceria com o Senac em cursos de informática, limpeza e conservação, vigia, porteiro e frentista. A rede Sine será o facilitador desse trabalho, bem como a Casa do Trabalhador Autônomo.
Os municípios contemplados são Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Canapi, Coruripe, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, São José da Tapera, Poço das Trincheiras, São Miguel dos Campos, Taquarana, União dos Palmares, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Penedo, Matriz do Camaragibe e Mata Grande.
Após as assinaturas, o governador Teotonio Vilela disse que o principal foco de sua gestão é o emprego, capaz de mudar os destinos de muitas famílias. Ele assegurou que tem implementado ações no sentido de mostrar aos autônomos as vantagens da formalidade e que, em seus dois mandatos, elevou de oito mil para 80 mil o número de microempresas no Estado. “Além disso, após 30 anos de estagnação, atraímos a 78ª empresa de grande porte para Alagoas”, disse.
Em seu pronunciamento, o secretário Alberto Sextafeira fez questão de ressaltar que o Governo tem adotado um novo olhar de gestão administrativa, focado no cuidado das pessoas. “Quando o governador autoriza essa contratação, ele está cuidando do futuro dos alagoanos”, destacou.
Sextafeira disse também que a meta da secretaria é possibilitar a inserção de trabalhadores no mercado de trabalho, principalmente no interior do Estado, a partir do atendimento às especificidades regionais. “Por isso, os cursos estão sendo oferecidos de acordo com a demanda de cada local. A necessidade é apontada por aquele que está lá na ponta do processo, com o apoio de outras secretarias de Estado, como Agricultura, Pesca, Paz e Defesa Social”.
Assinaram o contrato as entidades executoras Associação Pestalozzi de Maceió, Banco do Cidadão, Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania (Iadec), Cooperativa Agrícola de Assistência Técnica e Serviços (Cooates), Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, Educação e Esporte (Ipec), Instituto Prisma de Desenvolvimento, Instituto Vila Flor e Projeto Graciliano é Uma Graça.
Planteq 2013
O Planteq faz parte de um acordo de cooperação técnica e financeira entre os Governos Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, e de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional.
Serão oferecidos cursos de formação inicial a pessoas vulneráveis economicamente e socialmente, com baixa escolaridade e sujeitas a diversas formas de discriminação social, como desempregados de longa duração, afrodescendentes, indiodescendentes, pessoas com deficiência, egressos do sistema prisional, em medidas socioeducativas, além do público demandante do sistema Mais Emprego da rede Sine. Ainda fazem parte do público atendido beneficiários de políticas afirmativas, rede hoteleira e quilombolas, entre outros.
Financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Planteq contribui para a empregabilidade do trabalhador, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego e, consequentemente, a pobreza da população. As ações visam contribuir com a promoção do direito dos trabalhadores à qualificação social e profissional, respeitando as especificidades locais e regionais, ao tempo em que estabelece uma articulação entre trabalho, educação e desenvolvimento.
Entre os cursos oferecidos estão o de frentista, camareira em meios de hospedagem, ordenhador de pecuária, criador de peixe, eletricista predial, apresentador de eventos, avicultura de corte, operador de caixa, agricultura familiar, garçom, eletricista predial, frentista, criador de peixe, entre outros.
Fonte: TNH1
0 Comentários