Várias denúncias chegaram ao site Marechal Notícias nos últimos dias, dando conta de uma fossa estourada que pertence ao prédio da Igreja Universal do Reino de Deus, localizada na Rua da Matriz, centro da cidade de Marechal Deodoro.
A referida fossa fica na calçada externa do templo, por onde passam diariamente centenas de pessoas que se dirigem para a parte baixa da cidade ou voltando, para o complexo de conjuntos denominados “Baixa da Sapa”.
Estivemos no local no final da manhã de hoje (31), e constatamos o resíduo líquido que ‘brota’ por um buraco da fossa.A fedentina era horrível e para completar, os dejetos misturam-se ao lixo acumulado em via pública.
Resposta da Igreja Universal
Conversamos com o senhor Erivaldo, pessoa a qual encontramos na igreja e que nos respondeu a algumas indagações do site MN. Ele informou que o problema se repete vez ou outra e que já teria procurado a prefeitura para tentar resolver o problema.
Falou ainda que uma segunda fossa foi cavada, mas que também não estava dando vencimento, uma vez que todos os rejeitos líquidos, tanto oriundos dos vasos sanitários quanto das torneiras, escorrem para as dua fossas.
Indagado sobre se existe um estudo para a implantação de uma fossa séptica dimensionada para a demanda geral do prédio onde funciona a igreja, ele falou que por enquanto não existe a viabilidade de tal projeto, principalmente por ser este (prédio) bastante antigo.
Vigilância Sanitária Municipal
Em seguida fomos a sede da Vigilância Sanitária Municipal saber dos técnicos do órgão se eles tinham conhecimento do caso. Eles afirmaram que em outras ocasiões já haviam notificado a Igreja Universal, só que atualmente não receberam nenhuma denúncia de mais esta irregularidade.
Acreditamos que a veiculação desta notícia no nosso portal, sirva como prova já que o MN constatou o fato, e que as imagens sirvam ainda de subsídios para que o órgão volte a fiscalizar e se for o caso autuar, e até em uma situação mais extrema, interditar o estabelecimento religioso até que sejam feitas as modificações necessárias ao amplo funcionamento da mesma.
Risco de contaminação
Todos sabem que nestas condições, uma fossa estourada cujos dejetos estão expostos em um ambiente púbico, por onde circulam principalmente crianças, podem ocasionar uma série de doenças, além de deixar o ambiente insalubre.
Portanto, pedimos encarecidamente aos órgãos sanitários do município de Marechal Deodoro, que cobrem soluções definitivas dos gestores da Igreja Universal em Marechal Deodoro e não apenas que sejam feitas soluções paliativas.
A população, o meio ambiente e a própria cidade agradecem.
Fotos: André do MN
ANDRE, venho por meio deste, agradecer sua colaboração, para que seja possível através desta reportagem, tomada as devidas providencia.
Desde já agradecemos encarecidamente…