Da Redação
Como sempre acontece nesta época do ano, os ipês plantados no principal acesso a cidade de Marechal Deodoro, desde o antigo trevo da “Rabeca”, até a escola Joviniano Rodas no Barro Vermelho, dão um charme a mais com suas flores amarelas e também vermelhas que caem e formam um tapete natural no asfalto.
O cenário é maravilhoso, principalmente ao amanhecer e entardecer, quando o sol dá um toque a mais na beleza natural do lugar.
Muitas vezes a população do município não pára e observa estes detalhes deslumbrantes. Talvez pela correria do dia-a-dia.
Porém o mais importante é perceber que vivemos em lugar um maravilhoso, apesar de alguns tipos de problemas que não fogem a regra de qualquer outra cidade.
O ipê-amarelo
O ipê-amarelo é uma árvore originária do Brasil e muito utilizada em projetos de paisagismo. Apresenta-se em “subespécies” com floração amarela (mais conhecida), branca e roxa. Está distribuída em quase todo o território nacional, apesar de sua raridade.
O ipê-amarelo é da espécie “Tabeluia alba”, o termo “alba” é proveniente de “albus” que significa “branco” em latim, cor presente no processo de renovação das folhas. É natural do semi-árido alagoano, mas conseguiu se adaptar em outros estados do Brasil. O governo do estado do Alagoas, sob Decreto n°6239 , considera a árvore um símbolo do povo alagoano.
Fotos: André Marechal
O correto é Tabebuia alba!!