Após sete anos de sucesso de público, a 7ª edição da Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar) muda o calendário em 2016 e acontece um pouco mais cedo que o habitual. Este ano, as ruas históricas da primeira capital alagoana serão invadidas por seminários, palestras, feiras de livros, recitais de poesias e apresentações musicais entre 31 de agosto e 03 de setembro. Este ano serão homenageados a psiquiatra e escritora alagoana Nise da Silveira e o cantor e compositor cearense Raimundo Fagner.
Já consolidada como uma das maiores feiras literárias do país, a Flimar tem como objetivo também estimular o turismo cultural em Marechal Deodoro, ainda mais este ano, quando a cidade completa 420 anos de fundação. De acordo com seu curador e secretário municipal de Cultura, Carlito Lima, a Flimar vai abrir as comemorações oficiais de aniversário da cidade, que são realizadas no dia 15 de novembro, quando a capital de Alagoas sai de Maceió e volta a ‘Alagoas do Sul’ nas comemorações da Proclamação da República, conduzida pelo filho ilustre, o Marechal Deodoro da Fonseca.
“A Festa Literária de Marechal Deodoro é uma festa mesmo, com o entrosamento com outas manifestações, como a poesia, teatro, música – as cinco filarmônicas de Marechal nos brindam com a participação. E temos ainda toda a história da cidade, o Convento e as igrejas abertas para visitação da população e dos turistas”, comemora Carlito.
Outra atração da Flimar são as atividades da Flimarzinha, a programação voltada especialmente para crianças e adolescentes, trabalhando para a formação de novos leitores na cidade e no estado.
“Desde o início do ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da professora Flávia Célia, estamos com um concurso de contos baseados nas músicas do Fagner. Os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental pegam as letras, analisam e fazem suas próprias histórias. Fizemos isso em 2014, com as músicas do Djavan e tivemos um resultado muito belo”, conta Carlito Lima.
Os 30 melhores contos viram um livro que será publicado durante a Flimar, junto a outras atividades e a presença do próprio Fagner. Promovida pela Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro e pela Braskem, a Flimar vai contar também com a Feira de Cultura, com 30 estandes de livro na orla lagunar da cidade.
Fonte: Ascom / Real Deodorense
0 Comentários