Com o whatsapp em um telefone institucional, a recepcionista da Unidade de Saúde realiza a marcação de consultas de forma rápida e sem filas.
Evitar filas, garantir atendimento rápido e possibilitar mais comodidade para os moradores da Barra Nova. Esses foram os principais objetivos da equipe da Unidade de Saúde da Barra Nova ao iniciar as marcações de consulta por meio de aplicativo de mensagens e ligações.
Para marcar uma consulta, os moradores precisavam se deslocar até o PSF todas as sextas e as grandes filas eram constantes. Algumas pessoas chegavam a ir para a porta da Unidade ainda de madrugada para aguardar o início do atendimento. Para tentar solucionar este problema, a equipe pensou em uma ideia simples, sem custos e que poderia reduzir as filas. Com o apoio da Secretaria de Saúde, iniciaram os atendimentos via whatsapp e ligações.
Há quase dois meses, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, a recepcionista do PSF, Alessandra Santana, fica disponível somente para fazer o agendamento. Para realizar a marcação no aplicativo de mensagens, o paciente precisa informar o número do cartão do SUS, nome completo e informar ainda se a consulta é com urgência. Além disso, foi colocado na recepção do PSF um aviso para informar aos moradores sobre a novidade. Os usuários da Barra Nova que utilizam a Unidade de Saúde, e que ainda não fazem marcações por ligação ou pelo aplicativo de mensagens, podem entrar em contato com o número: (82) 9.9388-8435.
Caso o atendimento seja de urgência, a recepcionista verifica a disponibilidade para o mesmo dia, ou para o dia seguinte. Para os pacientes que não necessitam de atendimento com urgência, a recepcionista verifica a disponibilidades de vagas na agenda da unidade.
Com essa iniciativa, os pacientes só precisam dirigir para a Unidade de Saúde no dia em que a consulta está agendada. Além disso, a partir desta nova ferramenta, todos os dias é possível marcar consultas, evitando assim o grande número de filas nos dias de sexta-feira.
Com o exemplo de sucesso da Barra Nova, o objetivo da Secretaria de Saúde é levar a ideia para outras Unidades do município, garantindo um atendimento mais rápido e maior comodidade para os deodorenses.
“Este atendimento no PSF da Barra Nova foi um piloto, para ver se daria certo. E com o grande sucesso que estamos tendo, nosso intuito é levar para todas as Unidades de Saúde de Marechal Deodoro, pois a nossa meta é levar e garantir sempre comodidade para os deodorenses”, disse o Secretário de Saúde, Aérton Lessa.
De acordo com a recepcionista do PSF da Barra Nova, Alessandra Santana, as filas diminuíram mais que o esperado, e agora só se dirigem até a unidade as pessoas que de fato não tem internet.
“Antes as filas aqui no PSF eram muito grandes, devido a isso a comunidade reclamava bastante. Então nós tivemos essa ideia de marcar pelo whatsapp e por ligação e hoje as filas acabaram. Nas sextas, só vem quem de fato não tem internet ou utiliza o aplicativo, geralmente duas ou três pessoas. Eu atendo em média dez pessoas por dia, mas já teve dias em que atendemos mais de cem pessoas pelo aplicativo e também por ligação.”, explicou.
A moradora da Barra Nova, Lilian Maria conta que por vários anos a comunidade tinha que passar horas na fila do PSF para agendar a consulta.
“Antes a gente ficava horas na fila, esperando para marcar a consulta e agora depois que a recepcionista passou a agendar pelo whatsapp e por ligação, ficou muito melhor, porque a gente nem precisa ir até lá. Só vamos no dia de ser atendido. Eu e os moradores da Barra Nova que utilizam o PSF, estamos muito contentes com a nova ferramenta”, disse.
Fontes: Secom/ PMMD
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