Por Secom Ifal
Rolou muita química entre os estudantes do Ifal – Campus Marechal Deodoro, nesta quarta-feira (19). Coordenados pelo professor Luiz Carlos Ferreira, os alunos prepararam uma exposição sobre ligações químicas, ácidos e bases, apresentando experiências que chamaram a atenção da comunidade acadêmica. O destaque foi o lançamento de um foguete construído com garrafa pet e “combustível” à base de vinagre e bicarbonato de sódio.
Quem conferiu a exposição pôde ver também o “sopro mágico”, mistura que funciona como indicador ácido-base e muda de cor quando assoprada, mistura de ácidos e bases e também como os átomos reagem entre si nas chamadas ligações químicas.
Para o estudante Maycon Araújo da Silva, que está no primeiro ano do curso de Meio Ambiente, a exposição permitiu mostrar na prática a importância da química. “A gente estuda a matéria na aula e aqui colocamos em prática o que realmente aprendemos”, disse o aluno.
A exposição usou a metodologia “sala de aula invertida”, que propõe aulas não tradicionais, nas quais o professor entra como orientador, auxiliador e intermediador da pesquisa. “Hoje, os estudantes mostraram uma verdadeira aula de química, conseguiram aplicar no dia-dia o que lêem nos livros. Estão de parabéns”, afirmou o professor Luiz Carlos Ferreira.
0 Comentários