No dia 13 de maio se comemora no Brasil o dia da libertação dos escravos, quando no ano de 1888 a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, abolindo a escravatura no país.
Para relembrar este momentohistórico, o Templo dos Orixás na cidade de Marechal Deodoro promoveu na noite deste sábado (17), um evento para relembrar a data. O Médium Antonio Baiano e seu irmão, Médium Luiz Baiano, lideraram o ritual que reviveu um pouco das tradições de uma época em que os escravos vindos da África começaram a dar sua contribuição para a formação da identidade cultural brasileira.
Os cânticos, danças e culinária fizeram parte dos festejos que objetivou ainda relembrar os chamados ‘Pretos Velhos’, entidades de umbanda; espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice. São divindades purificadas de antigos escravos africanos. Sábios.
O site Marechal Notícias acompanhou mais uma vez esta demonstração importante da cultura afro-brasileira. Inclusive conversando com os dois médiuns.
Estamos editando o vídeo que estará brevemente disponível em nossa galeria.
Fotos: Lalinho Barros
é marechal noticia quero agradecer pela excelente cobertura isso só mostra que vc´s são pessoas dignas meus parabéns pela cobertura. liberdade de expressão e o que merecemos
AMEI A MATÉRIA. POIS, TRATA-SE DE PESSOA DIGNA, NÃO SÓ O TATA TONHO DE MACEIÓ, MAS TODAS SUA FAMÍLIA, A SERIEDADE QUE ELE ABRAÇOU ESTA RELIGIÃO É INQUESTIONÁVEL…MUJUIU MEU IRMÃO!
RAINH@:. DO RIO DE JANEIRO…