Dois estudantes de pós-graduação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) receberam, nesta quarta-feira (19), o Prêmio de Excelência Acadêmica, oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Foram premiados Elice Lira Silva e Adriano Alves de Andrade, ambos do Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais (PPGTec), programa intercampi sediado no Campus Marechal Deodoro.
A premiação reconhece a qualidade de trabalhos científicos publicados em revistas de nível A1 até A4 no ranking Qualis, que avalia e acompanha a qualidade das revistas científicas no Brasil. O evento foi realizado no Polo de Inovação de Jaraguá, em Maceió-AL, com a presença da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal, Eunice Palmeira; do reitor do Ifal, Carlos Guedes; do presidente da Fapeal, Fábio Guedes; além de outras autoridades, estudantes e docentes do Ifal.
As premiações do PPGTec
Elice foi premiada pela pesquisa Análise ambiental do antigo lixão, no Povoado Algodãozinho, em Palmeira dos Índios-AL, publicada na Revista Geoambiente (A3), com orientação dos docentes Ronny Marques (Campus Piranhas) e Sheyla Marques (Campus Palmeira dos Índios).
Adriano de Andrade foi premiado por pesquisa no PPGTec. Foto: Arquivo PessoalJá Adriano publicou a pesquisa Viabilidade técnica do uso de topsoil na composição de substratos de espécies florestais da caatinga, na Revista Observatorio de La Economía Latinoamericana (A4), com orientação dos docentes Marcelo Cavalcante (Campus Maragogi), Rodrigo Pereira (Ufape) e Cícero dos Santos (Ufal).
Para Adriano, receber o reconhecimento da Fapeal é uma honra. “A premiação não só transcende o reconhecimento individual, como reafirma a importância e o compromisso da pesquisa científica em Alagoas e no país como um todo. Além disso, proporciona fomento as iniciativas acadêmicas, que sempre precisam ser enaltecidas, reconhecidas e alimentadas”, disse o mestrando.
O prêmio e o mestrado
O Edital Prêmio de Excelência Acadêmica foi financiado pelo Governo de Alagoas, por meio do Programa Mais Ciência, Mais Futuro, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fapeal.
Já o Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais (PPGTec) é presencial no Ifal -Campus Marechal Deodoro, gratuito, tem caráter multidisciplinar e oferece 20 vagas por ano, desde 2017. As linhas de pesquisa são duas: Manejo e Monitoramento Ambiental; e Tecnologias e Inovações Ambientais. O objetivo do programa é formar mestres com conhecimentos técnicos e científicos capazes de atender a demandas tecnológicas específicas e contribuir para o desenvolvimento das atividades socioeconômicas e ambientais do estado de Alagoas.
Leia os artigos completos em marechal.ifal.edu.br
0 Comentários
Os comentários estão fechados.