As escolas públicas e privadas de Marechal Deodoro têm até o dia 15 para preencher e enviar ao Ministério da Educação (MEC) informações para o registro da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2014. Neste primeiro momento, serão computados dados referentes ao cadastro geral de todos os alunos matriculados e docentes por turma do município.
O coordenador do Censo Escolar em Alagoas, Cláudio Arcanjo, explica que todo o processo será realizado via internet, em todo o território nacional e que todos os formulários e as informações necessárias para o preenchimento dos cadastros estão disponíveis no endereço eletrônico portal.inep.gov.br, ressaltando ainda o papel das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) na mobilização dos diretores nas respectivas regiões.
Arcanjo alerta as unidades a não deixarem o registro para última hora. O Censo Escolar serve de base para a formulação de políticas públicas educacionais e para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O não envio destes dados pode implicar na suspensão do repasse de recursos federais para as escolas públicas e a ausência da unidade no Censo também prejudica a inscrição de seus alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Ainda temos um número baixo de registros e as escolas não podem deixar este cadastro para o último dia, quando o sistema fica sobrecarregado. Mais informações e esclarecimento de dúvidas podem ser feitas pelos números 3315-1264/ 1265, ou pelo endereço estatisticaal@inep.gov.br”,destaca.
Cronograma – A primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2014 será concluída em dezembro de 2014, com a publicação final dos dados no Diário Oficial da União. Na segunda etapa, serão repassadas informações sobre movimentação (transferência, abandono, falecimento) e rendimento escolar (aprovação e reprovação) do aluno.
Fonte: Real Deodorense
0 Comentários