Da Redação
Para facilitar ainda mais a inclusão social de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva na cidade de Marechal Deodoro e região, foi criada há alguns anos a Associação dos Surdos Unidos de Marechal Deodoro (ASUMD-AL), que atende ainda pessoas portadoras de deficiência dos municípios de Maceió e Barra de São Miguel.
Quem encabeça o projeto, que envolve atualmente cerca de 70 pessoas, entre jovens e adultos, é o pastor Eduardo e sua esposa, Cristiana Anjos. Apesar das dificuldades e falta de apoio financeiro, eles fazem o que podem para ajudar a manter viva a esperança de desenvolver ainda mais este projeto social.
O estudo da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), para facilitar a comunicação, é um outro ponto que merece destacar. Praticamente todos os envolvidos já se comunicam através dos sinais, bem como se fazem entender com relação ao restante da sociedade se utilizando deste processo de alfabetização, já que eles estudam formalmente.
Doação de material esportivo
Em parceria com a Kmizon confecções, instalada na Praia do Francês e o Depósito Cia das Bebidas, o site MN doou para a equipe de futebol da ASUMD, um terno composto por 15 camisas e 15 calções. Os jovens participam de disputa no futebol de campo e de salão, além de xadrez, modalidade que já está sendo implantada na associação.
Homenagem
O diretor do site, André Marechal, foi homenageado com uma placa dedicada a ele pela parceria com a ASUMD, buscando sempre incentivar o projeto através de doações ou da busca de apoio para avançar cada vez mais neste processo de inclusão social.
Quem tiver interesse em colaborar, pode entrar em contato com a associação pelos seguintes telefones:
(82) 9 9821-4179 – Pastor Eduardo
(82) 9 8811-9875 – Cristiana Anjos
Tanto a doação quanto a homenagem, aconteceu na manhã do último domingo (08). Na ocasião a equipe do MN gravou um vídeo com a participação de membros da ASMUD.
Assista no vídeo abaixo:
Fotos: Gabriel Santos
Eu, Cristiana dos Anjos ( tradutora/intérprete de Libras) , venho em nome de todos os associados, agradecer ao MN pela doação e pelo carinho que vcs têm nos concedido desde 2012.