Da Redação
Reunidos em uma assembléia no final da manhã e início da tarde desta quarta-feira (19), os alunos do Instituto Federal de Alagoas, campus Marechal Deodoro, decidiram ocupar por tempo indeterminado as instalações do instituto.
O protesto se dá as vésperas da votação em segundo turno na Câmara dos Deputados em Brasilia, da PEC 241, que congela as despesas do Governo Federal, com cifras corrigidas pela inflação, por até 20 anos.
A ideia fomentada na gestão do presidente Temer, é fixar por até duas décadas, podendo ser revisado depois dos primeiros dez anos, um limite para as despesas: será o gasto realizado no ano anterior corrigido pela inflação (na prática, em termos reais – na comparação do que o dinheiro é capaz de comprar em dado momento – fica praticamente congelado).
Se entrar em vigor em 2017, portanto, o Orçamento disponível para gastos será o mesmo de 2016, acrescido da inflação daquele ano. A medida irá valer para os três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Pela proposta atual, os limites em saúde e educação só começarão a valer em 2018.
Diante deste cenário considerado “tenebroso”, os estudantes decidiram pela paralisação. Com isso, não haverá aulas nos próximos dias.
Em nota enviada a redação do portal MN, a direção do campus suspendeu um evento qe esaria programado para a próxima semana.
Confira na íntegra:
Cadê a PM pra acabar com a bagunça que esses baderneiros estão fazendo?! Onde estão os irresponsáveis dos pais desses acéfalos?! Vão estudar e procurem outra forma de se manifestar ao invés de estar atrapalhando àqueles que realmente querem estudar!