Equipamento será utilizado durante as visitas dos agentes, com a ferramenta do E-SUS+, que vai auxiliar na formação de um banco de dados e na gestão das informações da atenção básica.
Texto: Antônio Carlos Souto/Fotos: Francielly Maria – Secom/PMMD
Os agentes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Marechal Deodoro receberam 120 tablets, na manhã desta segunda-feira (31), em um evento realizado no Espaço Cultura Santa Maria Madalena, Centro da cidade. A ação faz parte do programa municipal ‘Saúde Pra Já’ e propõe um novo sistema de coleta e gerenciamento de dados dos pacientes do município, o E-SUS+.
Por meio dos tablets, os agentes de saúde poderão cadastrar os deodorenses e classifica-los em grupos; área de residência, a idade e até problemas de saúde. Com isso, a SMS poderá destinar ações e eventos de acordo com as carências diagnosticada em cada comunidade, além de ter um maior controle das doenças com mais incidências no município e da quantidade de pacientes.
“Essa ferramenta é uma tecnologia barata e muito eficaz. Antes, esse procedimento era feito de forma manual, e não conseguia ter um controle sobre as demandas do município. Além de economizar papel, vamos eliminar o retrabalho. Os agentes de saúde conseguirão captar os dados dos deodorenses de forma mais rápida. Em três anos, a antiga gestão conseguiu apenas coletar 50% dos dados dos deodorenses. Com esse novo sistema, em 60 dias, conseguiremos ter 90% de todos as informações de forma organizada e correta”, afirmou o secretário de Saúde, Aerton Lessa.
Além dos tablets, os agentes de saúde também receberam um boné, para se proteger do sol, e um bolsa personalizada com a logo do programa. O novo serviço começará a ser executado a partir desta semana, logo após os treinamentos dos servidores que acontecerão em quatro etapas, de 01 a 04 de agosto.
0 Comentários