O dia 22 de novembro é a data dedicada a Santa Cecília, padroeira dos músicos e que inspira as antigas e novas gerações destes profissionais que tão bem ilustram nossas tradições sócio-culturais.
Nesta noite de sexta-feira (22), centenas deles saíram pelas ruas estreitas do centro histórico deodorense para receberem da população local os aplausos pela data festiva.
Foram momentos emocionantes onde os grandes nomes da musicalidade da região, tendo como ícone maior com quase 90 anos de idade, o maestro Manoel Alves de França, um dos maiores formadores de músicos na cidade de Marechal Deodoro, que esteve pessoalmente acompanhando o evento.
As filarmônicas Carlos Gomes, Santa Cecília e Manoel Alves de França, juntamente com as bandas Nossa Senhora da Boa Viagem e Aconchego, desfilaram e encheram de orgulho os que por aqui vivem.
O ponto de encontro foi o Largo da Matriz, onde as orquestras se runiram para participarem de homenagens diversas. Inclusive houve a entrega de placas parabenizando maestros e musicistas deodorenses pelas suas contribuições sociais ao longo dos tempos.
Protesto
Um dos momentos mais aplaudidos durante esta homenagem aos músicos, foi quando o maestro da orquestra Manoel Alves de França, o senhor Altamiro, teceu sérias críticas contra a falta de apoio dos órgãos públicos do município de Marechal Deodoro para com as filarmônicas da cidade.
Segundo o maestro, há quatro anos que a filarmônica da qual faz parte não recebe um fardamento. Ele criticou ainda reclamando que precisou de uma declaração para que a orquestra fosse reconhecida, através de um projeto que tramita na câmara de vereadores, que torna a Manoel Alves de França como sendo de utilidade pública, não obtendo êxito até o presente momento.
Banda Nossa Senhora da Boa Viagem
Um outro fato que repercutiu entre muitas pessoas que acompanharam o evento festivo, foi o de que o projeto social do Barro Vermelho, que vem realizando um trabalho exemplar com crianças e adolescentes através da música com a banda Nossa Senhora da Boa Viagem, não teria sido reconhecido, tendo sido a única orquestra presente ao evento cujo maestro ou idealizadores da mesma, não receberam nenhuma menção honrosa, como aconteceu com as demais.
Homenageados
Ao todo foram agraciados 10 personalidades que muito contribuíram para o engrandecimento da formação cidadã através da música. Eles receberam das mãos da vice-prefeita do município, professora Iolanda, do presidente da Santa Cecília Engenheiro João Lopes e dos maestros presentes, as placas alusivas aos seus respectivos feitos.
Antes um pequeno histórico sobre a vida de cada homenageado era lida para o público presente, demonstrando a importância individual e coletiva de cada homenageado.
Receberam as homenagens em nome dos demais músicos: Manoel Correia de Aguiar (Mestre Nuca); Gerson Geraldo de Oliveira; Manoel Alves de França; José Cláudio do Nascimento; José Mota Pinheiro; José mendes da Silva; João Avelino de Alcântara; Edson Camilo de Moraes; José Romeiro e o grande maestro José Ramos, que não pôde se fazer presente por problemas de saúde.
O evento foi encerrado com as orquestras juntas executando o tradicional parabéns pra você.
(Clique aqui e veja todas as fotos)
0 Comentários