A antiga capital dos alagoanos e terra que foi o berço do Proclamador da República e primeiro Presidente do país, amanheceu em clima de festa neste dia 05 de agosto de 2014.
Nesta data se comemora o nascimento de Manuel Deodoro da Fonseca, que completaria 187 anos hoje e para homenageá-lo, a prefeitura municipal organizou um desfile cívico para lembrar seu filho mais ilustre e que dá o nome a cidade.
A festa teve início com o encontro das orquestras filarmônicas em frente ao antigo Palácio Provincial. As apresentações da Santa Cecília, Carlos Gomes, Manoel Alves de França e as bandas dos projetos Aconchego e Nossa Senhora da Boa Viagem, emocionaram e encheram de orgulho os deodorenses e visitantes que participaram das homenagens.
Inicialmente houve o hasteamento do Pavilhão Nacional, com a execução do Hino Brasileiro. Em seguida foram depositadas flores no busto do Marechal que é um dos grandes vultos históricos do país.
Desfile Cívico
Após as formalidades iniciais, as orquestras saíram em desfile pela Rua Dr. Tavares Bastos em direção a casa onde nasceu Deodoro. No local que atualmente funciona o museu em homenagem ao militar e sua família, o Prefeito Cristiano Matheus, Secretário de Cultura Carlitos Lima e o Vereador Del Cavalcante, representando o Legislativo Municipal, falaram sobre a importância do Marechal Deodoro para o Brasil.
Ainda perfiladas em frente a Casa de Deodoro, cada uma das cinco orquestras executaram hinos e dobrados, encerrando com o tradicional ‘parabéns pra você’, acompanhado por todos os músicos presentes, sobre a regência do maestro Gerson.
O público aplaudiu calorosamente este encerramento, que marcou o final das homenagens e serviu também para fortalecer a cultura deodorense, relembrando ainda a importância deste município no cenário cultural e histórico do estado de Alagoas e do Brasil.
0 Comentários