Encerrando as comemorações da Semana Nacional de Humanização no SUS (Sistema Único de Saúde), uma iniciativa do ministério da saúde por meio da Política Nacional de Humanização – PNH, que há mais de dez anos busca qualificar o sistema público de saúde. Esta mobilização tratou-se de um momento construído pelos brasileiros que fazem o SUS, uma oportunidade para usuários, gestores e trabalhadores do SUS exporem as boas experiências do sistema público de saúde através de debates, exposições, fóruns, plenárias, atividades culturais e rodas de conversa.
Aqui em Marechal Deodoro não foi diferente, contando com a presença de vários, trabalhadores e usuários, tivemos uma roda de conversa que foi enriquecida com a exposição do tema HUMANIZAÇÃO NO SUS pela Enfermeira Magda Lucena. E ainda fomos agraciados com a presença do grupo de forró que tornou o seminário ainda mais rico e animado.
A construção do SUS é permanente e depende de cada um de nós, seja usuário, gestor ou trabalhador. E a conclusão que se chega é que falta cada um fazer a sua parte. Não existe receita exata para acertar, porém, os princípios doutrinários e organizacionais do SUS precisam ser melhor observados, legitimamente cumpridos e amplamente discutidos. Faz-se necessário o gestor oferecer as condições estruturais necessárias para a efetivação das políticas públicas de Saúde e promover a valorização que os trabalhadores merecem. Por sua vez os usuários fazerem valer seus direitos, participando, se unindo as instâncias organizadas, como os conselhos municipais, e os trabalhadores fazerem a sua parte respeitando e acolhendo a quem precisa, considerando o que preconiza o SUS.
Em maio próximo, teremos o III Seminário para debater a saúde do trabalhador em nosso município e contamos cada vez mais com a participação dos cidadãos e cidadãs Deodorenses.
Marechal Deodoro, 11 de abril de 2014.
Conselho Municipal de Saúde.
0 Comentários