Tradição de mais de 200 anos, a Procissão do Fogaréu tomou conta das ruas de Marechal Deodoro, Região Metropolitana de Maceió, entre o final da noite de quinta-feira (6) e a madrugada desta Sexta-feira da Paixão (7). O cortejo saiu da Igreja Santa Maria Madalena e percorreu o centro histórico da cidade.
Para a realização do ato religioso, as luzes da cidade foram apagadas e as chamas do fogo foram acesas nas tochas, ao som de tambores e na companhia de homens encapuzados, que representam os chamados farricocos, a guarda judaica dos sacerdotes.
O cortejo é realizado em ritmo acelerado, e representa a marcha em perseguição a Jesus Cristo. Em certo ponto, uma pausa é realizada, momento em que simboliza a prisão de Jesus Cristo.
A Procissão do Fogaréu foi resgatada em Marechal Deodoro em 2022. Até então, a última vez em que ela ocorreu data de quase dois séculos atrás.
Ela é uma realização do Complexo Conventual Santa Maria Madalena. Outras cidades do Brasil também realizam esse tipo de cortejo, algumas delas localizadas em Goiás e Minas Gerais.
0 Comentários